Lula entrega Selo Ouro ao Piauí por avanço na alfabetização infantil no Piauí
Governador Rafael Fonteles é homenageado pelo compromisso com a educação no estado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou o Selo Ouro ao governador do Piauí, Rafael Fonteles, em reconhecimento ao destaque do estado no programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A cerimônia, realizada na segunda-feira (10) em Brasília, celebrou os esforços do Piauí em garantir a alfabetização de crianças até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.

O programa, que também visa recuperar a aprendizagem de alunos dos 3º, 4º e 5º anos, é uma das principais iniciativas educacionais do governo federal para reduzir os impactos da pandemia na educação infantil. Rafael Fonteles comemorou a conquista e destacou o trabalho conjunto entre estado e municípios por meio do Pacto pelas Crianças, coordenado por Isabel Fonteles, e do secretário de Educação, Washington Bandeira.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

A solenidade também contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, reforçando a importância da colaboração entre as esferas federativas para alcançar os avanços educacionais. O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem como pilares a equidade educacional, considerando realidades regionais e socioeconômicas, e o fortalecimento da cooperação entre estados e municípios. O programa estabelece metas de alfabetização com monitoramento contínuo, além de oferecer apoio técnico e financeiro da União para melhorar a infraestrutura das escolas públicas.
No caso do Piauí, além de focar no ensino fundamental, o programa busca reduzir desigualdades educacionais e promover acesso igualitário à educação de qualidade. Para isso, aposta na união entre União, estados e municípios, fortalecendo o regime de colaboração e corresponsabilização. O Selo Ouro recebido pelo Piauí reafirma o compromisso do estado em garantir que nenhuma criança fique para trás.
Fonte: Governo do Piauí