Professores e alunos da rede estadual do Piauí serão premiados por nota no IDEB
Governo estadual pagará 14º salário a servidores e bonificará estudantes das escolas que atingirem a meta do índice educacional
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, anunciou nesta quarta-feira (27) que, a partir de 2025, todos os professores e servidores das escolas públicas estaduais que atingirem suas metas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) receberão um 14º salário como prêmio pelo desempenho.

Além dos profissionais da educação, os estudantes das escolas que alcançarem suas metas no Ideb também serão beneficiados. Cada aluno dessas unidades receberá, no final do ano, um valor correspondente a um salário mínimo.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Incentivo à educação pública
A iniciativa busca valorizar os profissionais da educação e estimular os estudantes a melhorarem seu desempenho escolar, fortalecendo o ensino público piauiense. O governador destacou a importância dessa política para o futuro dos jovens.
"No próximo ano, todas as 512 escolas de Ensino Médio que atingirem sua meta de desempenho no Ideb terão seus profissionais premiados com este 14º salário e seus alunos reconhecidos com uma premiação de um salário mínimo. Todo o investimento que temos feito em educação é para gerar oportunidades na vida destes jovens e suas famílias, e a principal delas é o ingresso no Ensino Superior para chegar ao mercado de trabalho mais qualificado", afirmou Rafael Fonteles.
Premiação para alunos com bom desempenho
Durante a solenidade, realizada em Teresina, o governo também premiou os estudantes da rede pública estadual que obtiveram melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. Cada aluno recebeu R$ 1.518 pelo resultado no exame.
Além disso, estudantes das 50 escolas melhores posicionadas no Ideb e no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2023 também foram contemplados com premiações.
O anúncio reforça o compromisso do governo estadual com a melhoria da educação pública, incentivando tanto alunos quanto profissionais a buscarem melhores resultados acadêmicos e um ensino de maior qualidade no Piauí.
Fonte: Governo do Piauí