Termina hoje o prazo para pedir isenção da taxa do Enem e justificar ausência
Candidatos têm até o final desta sexta-feira (25) para fazer as solicitações online pela Página do Participante
Termina nesta sexta-feira (25), às 23h59 (horário de Brasília), o prazo para que candidatos interessados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 solicitem isenção da taxa de inscrição e justifiquem ausência na edição anterior do exame. As duas solicitações devem ser realizadas de forma exclusivamente online, por meio da Página do Participante, utilizando login com dados do Gov.br.

A isenção da taxa é voltada a participantes que se enquadram nos critérios socioeconômicos definidos pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O valor da taxa de inscrição para o Enem 2025 ainda não foi divulgado, mas em 2024 foi de R$ 85. Na edição anterior, 63,6% dos 4,3 milhões de inscritos confirmados tiveram direito à gratuidade.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Quem pode solicitar isenção
De acordo com o edital do Enem 2025, têm direito à isenção da taxa:
- Estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas em 2025;
- Candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em instituições privadas;
- Participantes com renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa (R$ 2.277);
- Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico);
- Beneficiários do programa Pé-de-Meia, do MEC.
Para obter a isenção, é necessário comprovar os critérios exigidos mediante envio de documentos digitais por meio da própria Página do Participante, respeitando o cronograma estipulado.
Justificativa de ausência no Enem 2024
Candidatos que obtiveram isenção da taxa em 2024, mas não compareceram aos dois dias de provas (3 e 10 de novembro, ou 10 e 11 de dezembro no caso da reaplicação), devem apresentar uma justificativa documentada da ausência, também até o dia 25 de abril.
Segundo o Inep, declarações próprias ou emitidas por familiares não serão aceitas. Somente documentos oficiais, como atestados médicos, boletins de ocorrência ou comprovantes de emergências, serão considerados válidos. As justificativas devem estar relacionadas a eventos como:
- Emergências médicas, internações ou repouso;
- Acidentes de trânsito;
- Morte na família;
- Maternidade ou paternidade recente;
- Casamento ou união estável;
- Assaltos ou furtos;
- Mudança de domicílio para cuidar de familiar;
- Privação de liberdade.
A relação completa dos documentos aceitos pode ser consultada no Anexo I do edital do Inep.
Próximos passos
Após o fim do prazo, os pedidos serão analisados pelo Inep. O resultado da solicitação de isenção está previsto para ser divulgado em maio, em data ainda a ser confirmada. Quem tiver o pedido negado poderá entrar com recurso, também por meio da Página do Participante.
A orientação é que todos os candidatos interessados em realizar o Enem 2025 fiquem atentos aos prazos e requisitos estabelecidos no edital, garantindo assim o acesso gratuito ao exame, que é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil.
Fonte: Agência Brasil