Distrital pede cancelamento de show de banda por suposta apologia ao nazismo

Segundo Fábio Félix (PSOL), banda 'Mayhem' tem 'histórico de cometimento de atos em defesa da ideologia nazista

Por Redação do Portal AZ,

O deputado distrital Fábio Félix (PSOL) pediu, nesta quinta-feira (16), o cancelamento do show da banda norueguesa de black metal "Mayhem", previsto para acontecer na próxima quarta-feira (22), no Distrito Federal. De acordo com o parlamentar, o grupo tem "histórico de cometimento de atos em defesa da ideologia nazista, por meio da utilização de trajes, letras e símbolos alusivos ao regime de extrema-direita".

Foto: Reprodução/Wikimedia CommonsVocalista da banda Mayhem durante apresentação em 2008
Vocalista da banda Mayhem durante apresentação em 2008

O deputado acionou o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e a Polícia Civil para que as instituições "atuem de forma preventiva, proibindo a apresentação da Mayhem em Brasília'. "Nossa cidade não pode ser palco de novas demonstrações de intolerância de qualquer natureza", disse o deputado.

O parlamentar disse ainda que a banda já preferiu "falas de cunho racista e LGBTIfóbicas". O g1 entrou em contato com a casa de shoe Toinha Brasil, responsável por sediar a apresentação da banda em Brasília, mas não obteve retorno até a última atualização desta publicação.

Formada em 1984 pelo guitarrista Euronymous – pseudônimo de Øystein Aarseth, o baixista Necrobutcher e o baterista Manheim, a banda Mayhem já protagonizou diversas polêmicas. O grupo foi um dos integrantes do "Inner Circle" (Círculo Negro), que pregava, dentre seus ideais, ódio contra o cristianismo.

Fonte: G1

Comente

Pequisar