BBC destaca trajetória vencedora de um piauiense que recebeu Bolsa Família
Dener Silva foi beneficiário do Bolsa Família e hoje é engenheiro de software em uma empresa de Los Angeles
Reportagem intitulada Bolsa Família, 20 anos: 'Meus pais foram beneficiários, hoje sou engenheiro de software', da BBC, traz como protagonista o engenheiro de software Dener Silva Miranda, nascido em Parnaíba, cidade a 315 km ao Norte de Teresina, a capital do Piauí.

Dener trabalha à distância para uma empresa de Los Angeles, nos Estados Unidos e a irmã dele, Vitória, de 23 anos, é estudante de Medicina em uma universidade em São Paulo, com bolsa do Fiés, o programa de financiamento do governo federal.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Isso pode ser uma recorrência, mas não na família de Dener, diz o site, que lembra como rotineiro os filhos de famílias de classe média chegarem ao ensino superior e nos cursos considerados “de ponta”, como a medicina e as engenharias.
Não era o caso da família de Dener e Vitória, que em suas infâncias, no início dos anos 2000, recebeu o Bolsa Escola e fez parte da primeira geração de beneficiários do Bolsa Família, programa de transferência de renda que completa 20 anos em outubro de 2023.
“Na nossa família, o ciclo de pobreza estrutural foi quebrado. Mas não foi fácil. Quando paro para pensar na minha história, sei o quanto de tempo levou para isso acontecer. Não é trivial, de maneira alguma", diz Dener Silva Miranda, de 31 anos na reportagem da BBC, publicada em 11 de setembro, segunda-feira.
Daquela primeira geração, somente um em cinco filhos de beneficiários do programa continuava recebendo o Bolsa Família 14 anos depois, segundo levantamento do Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social publicado em abril deste ano.
Dener conta que O Bolsa Família deu para sua família uma estabilidade, “pelo menos para o básico do básico”. “Não salvava o mundo, obviamente, mas você sabia que tinha aquilo ali, que você ia receber e ir mantendo as coisas girando", narra.
E mesmo sendo só o básico do básico, como conta Dener, a mãe ainda usava parte do dinheiro do benefício para pagar a metade da mensalidade de uma escola em que ele obteve uma bolsa de estudos. Mas como esse dinheiro fazia falta em casa, Dener pediu para estudar numa escola pública.
Fonte: BBC Brasil