Passeio virtual leva visitantes à Serra da Capivara sem sair de casa
O passeio abrange toda a região do parque, apresentando imagens em 360º de paisagens impressionantes
O Serviço Geológico do Brasil (SGB) lança um inovador passeio virtual pelo Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado no Sudeste do Piauí. Essa experiência imersiva utiliza tecnologia avançada para proporcionar aos usuários a sensação de sobrevoar as formações rochosas, sem sair de casa.

O passeio virtual abrange toda a região do parque, apresentando imagens em 360º de paisagens impressionantes, incluindo paredões, mirantes e rochas esculpidas. Além disso, os visitantes virtuais podem explorar sítios arqueológicos com pinturas rupestres, evidências gráficas da comunicação de grupos pré-históricos que habitaram a área há mais de 6 mil anos.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Marian Rodrigues, chefe do Parque Nacional da Serra da Capivara, destaca a importância do passeio virtual para oferecer acesso global à rica herança cultural da região. A iniciativa visa promover a preservação digital e aumentar a visibilidade nacional e internacional do parque.
Para participar do passeio virtual, os interessados podem acessar gratuitamente o link http://geoportal.sgb.gov.br/360serradacapivara/. A plataforma busca complementar a experiência dos visitantes de maneira acessível e cativante.
“O Parque Serra da Capivara apresenta um dos conjuntos de sítios arqueológicos mais relevantes das Américas, que fornecem dados e vestígios importantes para uma revisão geral das teorias estabelecidas sobre a entrada do homem no continente americano. Com esse trabalho brilhante, será possível expandir esse conhecimento e potencializar essa riqueza para o mundo”, ressalta José Neto Monteiro, secretário de Turismo.

Criado em 1979, o Parque Nacional da Serra da Capivara, subordinado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), é um tesouro arqueológico que preserva vestígios da mais remota presença humana na América do Sul. Reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial desde 1991, o parque ocupa cerca de 130 mil hectares nos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias.
Além de ser referência no ecoturismo, o atrativo registrou um marco significativo em 2023, ao alcançar um recorde de visitações. Com 36.732 turistas brasileiros e estrangeiros, o Parque Nacional Serra da Capivara reforça sua importância como destino turístico e patrimônio cultural, consolidando-se como uma experiência única para quem busca explorar a história ancestral da região.
Fonte: Governo do Piauí