Povos de Terreiro do Piauí ganham nova imagem de Iemanjá para a Avenida Marechal
A imagem antiga sofreu depredações e precisou passar por várias restaurações
Os povos de Terreiro do Piauí serão presenteados, no próximo domingo (14), com uma nova imagem de Iemanjá, a orixá do mar, no monumento localizado na Avenida Marechal Castelo Branco, em Teresina. A iniciativa visa substituir a imagem atual por uma escultura renovada, produzida pelo artesão Jean Pimentel

A inauguração acontece a partir das 15h30, na Avenida Marechal Castelo Branco, e contará com a presença de diversas lideranças de matriz africana, representantes de terreiros da capital e do interior, além do deputado estadual Fábio Novo e do secretário Estadual de Cultura, Carlos Anchieta.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Segundo a Ialorixá Neusa de Xangô, a substituição da imagem antiga, que se encontra depredada, é resultado de uma articulação entre parte dos povos de terreiro e o empresário Júnior Macedo. A nova escultura de Iemanjá terá a pele negra e traços africanos mais pronunciados, representando a origem da orixá. A imagem também será adornada com conchas e terá um rosto mais expressivo.
Além da imagem de Iemanjá na Avenida Marechal Castelo Branco, o mesmo modelo será instalado no monumento Deusa das Águas, como parte das obras de revitalização do Pólo Cerâmico. Neste monumento, Oxum, a orixá da fertilidade, do amor e das águas doces, também será representada.
A programação da inauguração do monumento de Iemanjá na Avenida Marechal Castelo Branco inclui diversas atividades, como Padê de Exú, momento de consagração do monumento com oferendas e rituais, grande gira e momento de passe e bênçãos, além de um pagode para Ogum.
Os participantes são convidados a vestir branco e a se juntar a este momento de axé.
Confira a programação:
Programação
🕚15:30 - Concentração - Av:Marechal Castelo Branco no Monumento de Iemanjá
🕑16hs - Padê de Exú
🕒16:30 - Momento de Consagração do Monumento de Iemanjá , com oferendas e o ritual.
🕒17:00 - Grande Gira e Momento de Passe e Bênçãos e com a participação do terecô do Maranhão.
⏱️19:00 - Pagode para Ogum
Fonte: Portal AZ