Cresce hospedagem alternativa em todo o mundo

Acomodações por temporada, casas de luxo e opções disponíveis no Airbnb têm conquistado os viajantes

Por Dominic Ferreira,

A hospedagem é um dos primeiros aspectos considerados ao planejar uma viagem. Quem vai ao Japão para conhecer os arranha-céus iluminados por neon ou os templos históricos, provavelmente, busca na internet, antes de mais nada, onde ficar em Toquio. A mesma lógica é seguida para outros destinos internacionais e, também, os nacionais. Os critérios que cada pessoa usa para escolher a acomodação podem variar, mas, nos últimos anos, as hospedagens alternativas têm ganhado destaque.

Foto: Reprodução/FreepikCapa

Estudo da Stays.net, divulgado este ano, apontou aumento na escolha por acomodações alternativas, citando um crescimento de 43% na procura por aluguéis de temporada. Os motivos que explicam a popularidade do modelo de hospedagem indicam a preferência dos hóspedes por uma experiência mais personalizada.
 
Neste cenário, o Airbnb - plataforma que permite a locação de apartamentos, casas e quartos ao redor do mundo - tem se consolidado como alternativa para os viajantes. De acordo com pesquisa do Datafolha, divulgada em 2019, o Airbnb recebeu 20% das solicitações como o melhor site de locação para temporada. Outra pesquisa, feita pela Bloomberg Linea, mostrou que no quarto trimestre de 2023, a receita da empresa cresceu 17%, chegando a US$ 2,22 bilhões.
Personalização é atrativo de hospedagens alternativas
Quem procura onde se hospedar em Roma ou em outros destinos, certamente, considera aspectos gerais, como conforto, higiene, climatização e localização. No entanto, com o aumento da procura por hospedagens alternativas, os critérios que fazem um local ser uma boa opção estão cada vez mais personalizados.

Segundo informações do setor de hotelaria, a hospedagem alternativa se caracteriza pela oferta de acomodações que se diferem dos serviços tradicionais oferecidos por empresas convencionais. Dessa forma, os locais são disponibilizados em endereços de servidores compartilhados por uma comunidade de usuários, ou seja, a pessoa encontra as opções em sites ou aplicativos. 

Assim, é possível filtrar as características que o viajante considera importantes em uma hospedagem, o que garante personalização e, também, flexibilidade. Além disso, muitas vezes, é uma opção mais econômica do que o modelo convencional. 

A escolha desses aspectos pode variar de acordo com cada pessoa, e a oferta também é diversificada. É possível selecionar, por exemplo, filtros que mostram apenas casas, chalés, apartamentos, campings, sítios ou casas-barco. 

Além dessas características relacionadas ao tipo de acomodação, também é possível personalizar ainda mais a experiência em hospedagens alternativas com a seleção de outros filtros, como a quantidade de quartos, se há garagem ou piscina, entre outros detalhes.
O que os viajantes procuram na hospedagem

De acordo com o Relatório da Hotelaria Independente 2024, as acomodações e os destinos que propiciam o aumento da experiência e a sensação de pertencimento são a principal tendência no setor de turismo. Isso ajudaria a explicar o destaque que as hospedagens alternativas têm conquistado.

Segundo a pesquisa realizada pela Stays.net, as opções de hospedagens com espaço para home office, mais contato com a natureza e pet friendly estão entre os principais motivos que tornaram as casas de temporada populares. 

As casas de luxo também têm sido oferecidas como hospedagem alternativa. A opção é direcionada aos viajantes que querem curtir um período com mais conforto e exclusividade. Esse tipo de imóvel costuma ser bem localizado; ter cômodos amplos, mobiliados e com decoração sofisticada; e oferecer espaços de lazer próprios e área verde.

No Brasil, o mercado de imóveis de luxo está em alta. Conforme um estudo da consultoria Brain, obtido pela Forbes, o mercado imobiliário paulista de luxo e superluxo cresceu 40% no ano passado. 

As pessoas que procuram por casas de luxo para se hospedarem não buscam apenas uma metragem ampla, pois aspectos relacionados ao design, às áreas comuns e aos serviços oferecidos também são característicos desse tipo de acomodação. Muitas dessas residências proporcionam aos hóspedes experiências similares às de um hotel, mas de forma mais personalizada e exclusiva. 

Fonte: viajaquepassa

Comente

Pequisar