Ufpi exibirá documentário sobre Tambor de Crioula do Piauí na quinta-feira(04)

Filme "Poetas do Tambor" destaca resistência cultural e será apresentado no Auditório da ADUFPI

Por Carlos Sousa,

O documentário "Poetas do Tambor", que aborda a expressão cultural de matriz afro-brasileira popular no Piauí, terá exibição gratuita nesta quinta-feira, 4 de julho, às 18h, no Auditório da ADUFPI, em Teresina. O filme explora os mitos de origem do tambor de crioula do Piauí, uma tradição considerada abençoada por Jesus Cristo e dançada por São Pedro, segundo seus praticantes.

Foto: Governo do PiauíTambor e Crioula do Piauí
Tambor e Crioula do Piauí

Dirigido por Ricardo Pereira e Roberto Pereira, e produzido por Vivian Maggi e Elaini Pacheco, o documentário foi financiado pela Secretaria de Estado de Cultura do Piauí, através da Lei Paulo Gustavo (LPG), por meio do Edital 1 – Torquato Neto (Audiovisual). A pesquisa que subsidia o filme é baseada na tese de mestrado de Ricardo Pereira, defendida na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

"Poetas do Tambor" foi recentemente selecionado para participar da Terceira Conferência Continental sobre Estudos Afro-Latino-Americanos 2024, evento em parceria entre a Universidade de Harvard e a Universidade de São Paulo (USP), que será realizado no mês de julho.

Foto: Governo do PiauíPoetas do tambor
Poetas do tambor

O filme explora diversas práticas culturais associadas ao tambor de crioula, incluindo sua história vinculada à escravidão negra, as proibições que enfrentou nas cidades do Piauí e a exigência de pagamento ainda vigente em delegacias do interior do estado. A produção também destaca a paixão dos tamborzeiros, baiadores e baiadeiras, a religiosidade dos praticantes e a importância da cachaça para manter o tambor vibrando até o amanhecer. A obra possui versões legendadas em inglês, francês e espanhol, além de versões com audiodescrição e interpretação em libras.

Além da exibição do documentário, o público poderá participar de uma roda de conversa com os realizadores e de uma roda de tambor com alguns dos maiores poetas tamborzeiros do Piauí. A ação faz parte do projeto de Extensão Saberes e Fazeres Afro-indígenas, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), coordenado pelo Prof. Dr. Agostinho Coe, e conta com o apoio da Diretoria da ADUFPI.

Fonte: Governo do Piauí

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar