Katiúscia Ribeiro, doutora em filosofia africana estará no Expofavela Piauí
A palestrante é professora da PUC-SP, apresentadora do Canal GNT e participará de painel sobre “Ancestralidade” no evento
A Central Única das Favelas (CUFA) trará pela primeira vez ao Piauí a apresentadora do Canal GNT, professora da PUC-SP e Doutora em Filosofia Africana, Katiúscia Ribeiro. Ela participará de um painel sobre "Ancestralidade" na Expo Favela Innovation Piauí 2024. Este evento é a maior feira do mundo que conecta negócios de favela a investidores, fortalece a rede de contatos e amplia a divulgação desses empreendedores.

A feira ocorrerá nos dias 2 e 3 de agosto no Sesc Cajuína, em Teresina. Além das exposições dos feirantes, haverá diversos conteúdos sobre literatura, inovação, empreendedorismo, tecnologia, educação, workshops, linhas de crédito, rodadas de negócios, palestras e apresentações. Dos 60 empreendedores selecionados para o evento, nenhum terá custo com estande.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

"Graças aos parceiros como o Governo do Estado, Equatorial Piauí, Sebrae e Sesc, conseguimos levar os empreendedores para que divulguem suas marcas, façam vendas, contatos e não tenham nenhum custo com estande. Isso mostra que o objetivo da feira é tornar esses empreendedores das comunidades ainda mais potentes, uma vez que dentro dos territórios já geram renda, emprego e movimentam a economia", afirma Valciãn Calixto, presidente da CUFA Piauí, parceira social da Favela Holding na realização da Expo Favela.

Além de Katiúscia, outra atração confirmada é o rapper Edi Rock, integrante do Racionais MC’s, o maior grupo de rap em atividade no Brasil. “Sempre pensamos em nomes que dialogam com as favelas, que falem a linguagem das comunidades. Edi Rock está há mais de 30 anos nessa tarefa com sua música e Katiúscia é uma geração mais recente, fazendo ponte entre a intelectualidade, a academia e a produção dos nossos povos. Teremos esse momento de bate-papo entre os dois, engrandecendo nossa segunda edição”, explicou Valciãn.

Jornada do Empreendedor
Antes do evento, os empreendedores selecionados recebem mentorias individuais para apresentar seus produtos ao público visitante. Durante os dois dias de feira, cada negócio passa por uma avaliação e, antes do encerramento, os 10 melhores negócios são escolhidos para representar o Piauí na Expo Favela Brasil, em São Paulo, oportunidade que gera um encontro entre negócios de todo o Brasil.
“As inscrições são gratuitas, o empreendedor não paga pelo estande. A CUFA cede para que ele apenas divulgue e potencialize seu empreendimento. Os finalistas vão a São Paulo com passagem aérea, hospedagem e alimentação custeados por nós, dando a eles uma oportunidade única”, conclui Valciãn.
Economia de Favela
Pesquisa do DataFavela aponta que 78% dos moradores de periferia sonham em empreender, já empreenderam ou empreendem atualmente, e sete em cada 10 pessoas nas mais de 13 mil favelas brasileiras gostariam de ter um negócio dentro de suas comunidades.
Anualmente, em poder de consumo, as favelas brasileiras movimentam mais de R$ 202 bilhões, valor mais alto que o PIB de países como Guatemala e Uruguai.
Fonte: Portal AZ