Campanha contra importunação sexual promove ações em blocos de Carnaval no Piauí
Ações conscientizam foliões sobre respeito e encorajam denúncias contra violência de gênero.
A Secretaria das Mulheres (Sempi), em parceria com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), realizou neste fim de semana ações da campanha contra a importunação sexual em blocos de Carnaval na capital e no interior do Piauí. A iniciativa tem como objetivo conscientizar os foliões sobre a importância de um Carnaval seguro e respeitoso, principalmente em relação à proteção das mulheres contra qualquer forma de violência de gênero.

As equipes estiveram presentes em blocos como Casa Barro, Pagode do Cilada, Zé Pereira de José de Freitas e nas festividades de São Lourenço do Piauí, distribuindo materiais educativos como leques, chaveiros e panfletos informativos. Além disso, houve diálogo direto com os foliões para reforçar a necessidade de respeito e incentivar o combate à importunação sexual.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

Segundo a delegada Bruna Verena, da Diretoria de Proteção à Mulher e aos Grupos Vulneráveis (DPMGV), a campanha também orienta as mulheres sobre seus direitos e incentiva a realização de denúncias em situações de violência. O Carnaval deve ser um espaço seguro para todos, especialmente para as mulheres.

Dados mostram que durante as festividades há um aumento nos casos de assédio, abuso e violência contra mulheres, tornando fundamental ações que promovam a proteção da integridade física e emocional das foliãs. A campanha também reforça a importância de salvar contatos de emergência, como o protocolo ‘Ei, mermã, não se cale’, que está disponível em todos os 224 municípios piauienses e pode ser acionado pelo WhatsApp no número 0800 000 1673.

A Casa da Mulher Brasileira de Teresina, localizada na Av. Roraima, 2563 – Aeroporto, também estará funcionando 24h durante o Carnaval, oferecendo apoio e atendimento às mulheres que necessitarem.

A campanha, que abrange todo o estado do Piauí, reafirma o compromisso das secretarias em combater a importunação sexual e promover um ambiente mais seguro durante as festividades.
Fonte: Governo do Piauí