Teatro Torquato Neto é revitalizado e reinaugurado como cineteatro
Espaço modernizado recebe investimentos da Lei Paulo Gustavo e celebra o audiovisual
O Teatro Torquato Neto, localizado no Complexo Cultural Clube dos Diários em Teresina, foi reinaugurado nesta quarta-feira (20) como um cineteatro totalmente revitalizado. A reabertura marca um momento importante para a cultura piauiense, com a realização da 1ª Mostra Audiovisual “Cineteatro Torquato Neto”, que acontece até domingo (23), com entrada gratuita.

O evento inclui exibições na nova sala e projeções simultâneas em telão externo, ampliando o acesso do público a produções locais. A revitalização foi possível graças ao Edital LPG 07 – José Elias Arêa Leão, parte da execução da Lei Paulo Gustavo, que investiu R$ 3 milhões na criação e modernização de salas de cinema no Piauí. Cada espaço contemplado recebeu até R$ 300 mil para reforma e modernização.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

Para Marcelio Lima, presidente do Instituto Movimenta Piauí, responsável pela obra, o projeto representa "Estamos muito agradecidos por essa oportunidade. Desde o início, pensamos em um projeto focado na comunidade audiovisual e cultural. Esse era um sonho que, com planejamento, trabalho e apoio, conseguimos transformar em realidade. O resultado é um espaço moderno, com uma programação diversa, acessível e democrática, que valoriza a produção audiovisual piauiense”, destacando que o espaço foi pensado para a comunidade cultural, com programação diversa e acessível.

O Piauí se destacou nacionalmente na aplicação dos recursos da Lei Paulo Gustavo, alcançando o primeiro lugar no ranking de execução. Segundo Ingrid Persi, secretária de Estado da Cultura, a prioridade foi garantir que os investimentos impactassem quem mais precisa. “Nos preocupamos em garantir que esse investimento chegasse de fato a quem mais precisa. Trabalhamos com muito empenho para que os recursos da Lei Paulo Gustavo tivessem impacto real. Hoje, temos a satisfação de entregar mais um equipamento cultural à população, e isso é o que realmente importa: não apenas os números, mas a transformação que eles promovem na vida dos fazedores de cultura e do público”, afirmou.
A programação da mostra inclui debates, exibições de filmes, curtas e documentários de diversos municípios piauienses, além da Feirinha Verde, que reúne artistas e empreendedores da economia criativa, fortalecendo a conexão entre audiovisual e cultura popular. A programação do evento é variada, com destaque para produções como "Poetas do Tambor", "Afrofuturismo Art Doc", "Flor de Mandacaru" e a websérie "LGBTHE’s: História, Resistência e Resiliência".
Bandas locais e pocket shows também integram o encerramento, prometendo um marco na valorização da cena artística do estado. Realizado pelo Instituto Movimenta Piauí, em parceria com a Secretaria de Cultura e apoiadores, o projeto celebra a retomada de um espaço cultural essencial e amplia as possibilidades de exibição e debate sobre o audiovisual e a cultura no Piauí.
Fonte: Governo do Piauí