Websérie LGBTHE’s será exibida no Cine Teatro Torquato Neto neste sábado

Mostra apresenta episódios que retratam a resistência da comunidade trans no Piauí

Por Dominic Ferreira,

A websérie "LGBTHE’s: História, Resistência e Resiliência" será exibida neste sábado (22), às 16h, no Cine Teatro Torquato Neto. A exibição faz parte da MostraCineteatro e contará com a apresentação dos dois primeiros episódios já lançados, além da estreia do terceiro episódio. A produção destaca a força e a resistência das pessoas trans no Piauí, trazendo relatos impactantes sobre suas lutas e conquistas.

Foto: Reprodução | Coletivo 086Capa
"LGBTHE’s: História, Resistência e Resiliência"

Com uma abordagem sensível e realista, o Coletivo 086 documenta as histórias da comunidade trans, percorrendo diversas cidades do estado para captar a diversidade dessas vivências. A equipe de produção, composta majoritariamente por pessoas trans e travestis, se propõe a dar visibilidade e exaltar as conquistas desse grupo por meio de uma narrativa audiovisual envolvente e necessária.

Foto: Reprodução | Youtube | Coletivo 086Monique Alves.
Monique Alves.

O episódio piloto conta com entrevistas de figuras importantes do movimento trans no Brasil, como Kátia Tapety, Monique Alves e Jovanna Baby. Elas compartilham suas experiências e desafios, especialmente durante a ditadura militar. A série traça uma linha do tempo da vivência trans no país, incluindo depoimentos da equipe de produção sobre o impacto desse projeto em suas vidas e a importância de registrar mais de 40 histórias ao longo da série.

Foto: Reprodução | Youtube | Coletivo 086Katya Tapety.
Katya Tapety.

O terceiro episódio homenageia Kátia Tapety, uma das figuras centrais do movimento trans no Brasil. Primeira travesti a ser eleita vereadora e vice-prefeita no país, Kátia se tornou um símbolo de resistência e representatividade. Sua trajetória política abriu caminhos para a inclusão da comunidade trans na esfera pública, desafiando um sistema historicamente excludente. Além disso, sua atuação tem sido fundamental na luta por políticas públicas que promovam mais igualdade e dignidade para a comunidade LGBTQIAPN+.

Confira as matérias relacionadas:

Fonte: Coletivo 086

Comente

Pequisar