Papa Francisco faz aparição surpresa sem batina na Brasílica de São Pedro
O pontífice, de 88 anos, surpreendeu os fiéis ao aparecer de cadeira de rodas e sem seus tradicionais trajes brancos
O Papa Francisco fez uma visita não anunciada à Basílica de São Pedro, no Vaticano, na noite desta quinta-feira (10), enquanto segue em recuperação de uma pneumonia bilateral. O pontífice, de 88 anos, surpreendeu os fiéis ao aparecer em uma cadeira de rodas, vestindo calças pretas e com um cobertor listrado sobre o peito — um visual incomum, já que ele raramente abandona suas vestes papais brancas em aparições públicas.

Segundo a agência Reuters, que verificou a autenticidade do vídeo por meio de metadados, o papa usava uma cânula nasal para oxigênio suplementar e foi visto acenando para os visitantes enquanto era empurrado por assistentes.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O vídeo foi registrado por Luiz Gil, turista que estava na basílica no momento da visita. “Estávamos visitando a Basílica de São Pedro e vimos alguns guardas abrindo caminho. Fomos ver o que era e era o papa. Poucas pessoas notaram, foi muito rápido, mas ele parou para conversar com uma família com um bebê”, relatou.
Esta foi a segunda aparição pública do papa desde que recebeu alta do hospital em 23 de março, após passar 38 dias internado. A primeira foi no dia 6 de abril, quando cumprimentou brevemente fiéis na Praça de São Pedro.
Apesar da saúde fragilizada, Francisco segue no Vaticano em repouso, conforme orientação médica. A pneumonia bilateral enfrentada recentemente é considerada a crise de saúde mais séria desde o início de seu papado, há 12 anos.
Fonte: Com informações da CNN