Papa Francisco critica a economia que mata em mensagem de Sexta-feira Santa

Ainda em recuperação, o Papa não participou pessoalmente da cerimônia, mas pediu “paz” e “lágrimas” em um mundo de guerra e preconceitos

Por Rayfran Junior,

Durante as meditações da Via-Sacra desta Sexta-Feira Santa (16), realizadas no Coliseu de Roma, o Papa Francisco fez duras críticas a um modelo econômico que, segundo ele, descarta vidas humanas e opera sob a lógica fria dos cálculos e algoritmos. Ainda em recuperação de uma pneumonia bilateral que quase lhe custou a vida, o pontífice de 88 anos não participou pessoalmente da cerimônia, que foi conduzida pelo cardeal-vigário de Roma, Baldo Reina.

Foto: Vatican MediaVia-Sacra no Coliseu
Via-Sacra no Coliseu

“É desumana a economia em que 99 valem mais do que um. E apesar disso, construímos um mundo que funciona assim: um mundo de cálculos e algoritmos, de lógicas frias e interesses implacáveis”, escreveu o Papa nas reflexões lidas ao longo das estações do calvário de Jesus.

Francisco defendeu uma "economia de Deus", que é “humilde, fiel à terra, que não mata, nem descarta, nem esmaga”, em contraste com a racionalidade fria do sistema vigente. Em outro trecho comovente, ele afirmou que “o céu está aqui, abaixado”, acessível a quem permanece no chão, com os humildes e sofredores.

O Papa também destacou a necessidade de “lágrimas sinceras” em um “mundo despedaçado”, e reiterou que Jesus continua presente “em cada irmã e irmão expostos a julgamentos e preconceitos”. Ele encerrou pedindo que Cristo, “que parece dormir no mundo tempestuoso”, leve todos à “paz do sábado”.

Essa é a primeira vez desde que assumiu o papado, em 2013, que Francisco não lidera pessoalmente as celebrações da Semana Santa, período mais importante para o catolicismo. Internado por quase 40 dias e liberado em 23 de março, o Papa permanece recluso na Casa Santa Marta, sua residência no Vaticano. Fiéis ao redor do mundo ainda esperam por sua aparição nas próximas cerimônias pascais.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar