Cardeais se reúnem para definir funeral do Papa Francisco e início do conclave
A Santa Sé já confirmou que a cerimônia fúnebre será realizada no próximo sábado (26)
Nesta terça-feira (22), os cardeais da Igreja Católica estão reunidos no Vaticano para decidir os detalhes do funeral do Papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira (21) de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e insuficência cardíaca. A Santa Sé já confirmou que a cerimônia fúnebre será realizada no próximo sábado (26).

De acordo com a Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, todos os membros do Colégio Cardinalício podem se dirigir a Roma e participar das reuniões da Congregação Geral, que ocorrem diariamente durante o chamado Interregno Papal — o período entre a morte de um papa e a eleição de seu sucessor.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Atualmente, há 136 cardeais com direito a voto, mas o número máximo permitido para participar do conclave é 120. Esses cardeais elegíveis serão os responsáveis por escolher o novo pontífice em um processo que remonta a séculos de tradição.
Antes, no entanto, os cardeais devem concluir os preparativos do funeral de Francisco e definir a data de início do conclave. Segundo as normas do Vaticano, o enterro de um papa deve ocorrer entre o quarto e o sexto dia após sua morte, dentro do período de luto conhecido como Novendiales, que compreende nove dias de orações e homenagens oficiais.
O corpo do papa será levado nesta quarta-feira (23) à Basílica de São Pedro, onde será velado e poderá receber as homenagens do público. O velório antecede a grande missa de corpo presente, que será celebrada ao final do período de luto, também na Basílica de São Pedro.
A escolha do novo líder da Igreja Católica deve ocorrer nos próximos dias, após a realização das exéquias e o encerramento das cerimônias do luto oficial.
Fonte: Com informações da CNN