Missão de Katy Perry ao espaço levou batata-doce e grão-de-bico da Embrapa
Cultivares ficarão expostos à microgravidade para estudos agronômicos
A missão suborbital NS-31 da empresa Blue Origin, realizada no dia 14 de abril, fez história ao transportar à bordo da cápsula exemplares de batata-doce (cultivares Beauregard e Covington) e sementes de grão-de-bico BRS Aleppo — desenvolvidas pela Embrapa Hortaliças, no Distrito Federal — para experimentos em microgravidade. Além dos materiais agrícolas, a tripulação foi formada exclusivamente por seis mulheres, incluindo a cantora Katy Perry.

A escolha da batata-doce e do grão-de-bico se baseou em suas características agronômicas: são plantas resilientes, de crescimento rápido e manejo simples, adaptáveis a condições adversas. No espaço, elas ficarão expostas por cerca de cinco minutos à microgravidade, cenário que pode alterar a expressão genética das sementes. Depois do voo, os pesquisadores da Rede Space Farming Brazil — parceria entre Embrapa e Agência Espacial Brasileira — vão avaliar o desempenho dessas amostras para avançar no desenvolvimento de culturas mais produtivas e sustentáveis.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Além de estudar a viabilidade das plantas fora da Terra, o projeto visa gerar inovações para a agricultura na Terra, especialmente para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas. Acordos com universidades dos EUA permitiram que a cientista Aisha Bowe, ex-Nasa e integrante da missão, conduzisse os testes.
Segundo a Embrapa, os resultados poderão resultar em novas tecnologias agronômicas, beneficiando produtores brasileiros e contribuindo para a segurança alimentar global.
Fonte: Correio Braziliense