Google retoma exibição de cotações de moedas após corrigir erros de conversão
Ferramenta volta ao ar com melhorias após falhas que afetaram valores em dezembro
Após um período de inatividade, o Google voltou a exibir a conversão do real para outras moedas em seu buscador, com a funcionalidade sendo reativada no dia 24 de abril. Este painel de conversão agora mostra não apenas a cotação atual, mas também os valores históricos, incluindo dados de até cinco anos atrás. A decisão de reintegrar a ferramenta se deu após ajustes significativos para garantir a precisão das informações.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

A funcionalidade havia sido retirada em dezembro de 2024 devido a uma série de erros na conversão de moedas, o que culminou em uma falha notável no Natal. Naquela ocasião, o Google informou que um dólar estava sendo cotado a R$ 6,36, um valor que não refletia a realidade, pois o mercado estava fechado durante o feriado. Na verdade, a cotação correta era de R$ 6,18, referente ao dia 23 de dezembro. Este foi o terceiro erro consecutivo que levou a Advocacia-Geral da União (AGU) a solicitar que o Banco Central entrasse em contato com a empresa para esclarecer a situação.

Após admitir as falhas, o Google explicou que as cotações em tempo real exibidas na Busca eram provenientes de provedores globais terceirizados de dados financeiros. Essa justificativa levantou preocupações sobre a confiabilidade das informações, levando a empresa a tomar medidas corretivas para evitar novos problemas.
Com a reabertura da ferramenta, o Google assegurou que a conversão de moedas está agora mais precisa. Em nota, a gigante da tecnologia afirmou seu compromisso com a entrega de "informações precisas e confiáveis". As melhorias incluem a implementação de salvaguardas, como o bloqueio de atualizações de dados de conversão durante fins de semana e feriados, além da exibição da fonte dos dados.
Fonte: Com informações TecMundo