'Acerte na mão': tudo que você precisa saber para fazer o bolo perfeito

Depois das dicas, aproveite a receita de bolo de chocolate com cobertura de leite em pó para testar os conhecimentos novos

Por iBahia,

Gosta de bolo? Você precisa aprender alguns truques para conseguir fazer o bolo perfeito, em que todos os sabores e texturas harmonizam na medida certa. Para te ajudar nesta "missão", a Finna, marca de farinhas e misturas para bolo da M. Dias Branco, separou algumas dicas para massa, calda e cobertura.

'Acerte na mão': tudo que você precisa saber para fazer o bolo perfeito (Foto: divulgação / Finna)

Confira: 

Massa do bolo

Todos os ingredientes da massa devem estar em temperatura ambiente. Além disso, é essencial que você pese todos os itens para obter uma receita precisa. Ao misturar, opte por bater a massa na mão, delicadamente, em movimentos circulares de baixo para cima. Assim, é possível manter as bolhas de ar na massa para um bolo aerado. Enquanto isso, pré-aqueça o forno por, pelo menos, 5 minutos antes de colocar a massa para cozinhar. E nada de abri-la antes da hora, pois seu bolo pode afundar e ficar solado.  

Caldas

As caldas, além do sabor, têm a funcionalidade de evitar que o bolo fique seco ou que resseque conforme os dias passem. Por isso, é essencial que você invista em caldas para regar a sua massa. Os sabores podem ser diversos, como chocolate, guaraná, laranja, limão, rum, maracujá, açúcar, entre tantas outras. O importante é não exagerar na quantidade para sua massa não ficar encharcada e virar um bolo gelado. Então, o ideal é regar o suficiente para que fique apenas úmida. Outra dica é realizar esse processo com o bolo e a calda em temperatura ambiente, depois de desenformar a massa e fazer furinhos com um garfo para melhor aderência.

Coberturas

Existem diversas coberturas para bolos, das mais simples às mais complexas. As pastas americanas, por exemplo, são utilizadas para decoração, pois são fáceis de moldar, assim como a Marzipan, quem possui um toque delicioso de amêndoas.

Já a massa de Fondant é uma mistura líquida de açúcar, que endurece conforme aplicada. É indicada para receitas que não precisem de muita refrigeração, diferente do Glacê real, que é usada para o acabamento da decoração de bolos, que ficam expostos por mais tempo.

Outra opção é a Buttercream, um creme de manteiga, com apenas três ingredientes, perfeitos para coberturas de cupcake. Coberturas de merengue, Marshmellow e Chantili também são utilizados, ficando uma delícia, pois têm base de açúcar.

A ganache é uma das coberturas clássicas mais adoradas. Além disso, seu modo de preparo só leva dois ingredientes: chocolate e creme de leite. Sua textura é bem cremosa, mas se você preferir, pode fazer uma calda de chocolate mais durinha. Para isso, é necessário fazer uma calda à base de açúcar, chocolate em pó, margarina e leite. Outra alternativa é o brigadeiro, que também pode ser cremoso ou mais denso, com a possibilidade de sabores, como brigadeiro branco, doce de leite, leite ninho, coco, entre outros.

Vamos "meter a mão na massa"? Veja receita de bolo de chocolate com cobertura de leite em pó. 

Ingredientes:

Massa:

1 Mistura para bolo de chocolate 

1 xícara de leite

2 colheres (sopa) de margarina 

3 ovos

Cobertura:

1 xícara de leite em pó integral

1 colher (chá) de margarina 

2 latas de leite condensado

6 colheres de creme de leite de caixinha

½ xícara de leite em pó para decorar o bolo

Modo de Preparo:

Massa:

- Preaqueça o forno a 180 ºC, por 10 minutos.

- Unte uma forma de furo no meio (de 22 a 24cm) com margarina e farinha de trigo.

- Adicione o conteúdo da Mistura para bolo de chocolate com o leite, a margarina e os ovos.

- Bata na batedeira por 5 minutos em velocidade alta ou manualmente por 7 minutos até a massa ficar homogênea.

- Coloque a massa na forma untada e leve ao forno para assar a 180 °C ou de acordo com o tempo indicado para cada tipo de forma.

- Retire o bolo do forno e deixe esfriar.

Cobertura:

- Leve o leite condensado, a margarina e o leite em pó ao fogo baixo em uma panela, mexendo sempre até desgrudar.

Finalização:

- Depois que o recheio esfriar, recheie o bolo com o brigadeiro de leite em pó e polvilhe leite em pó com ajuda de uma peneira.

Dica: para seu bolo ficar úmido, prepare uma calda com leite ou chocolate, faça furinhos na massa e, depois de frio, regue-a. Em seguida, finalize com a cobertura.

Tempo de preparo: 1 hora

Rendimento: de 8 a 10 pedaços

Comente

Pequisar