Mais da metade dos prefeitos no Piauí são de cor ou raça preta ou parda

O percentual de 58,6%, ainda é inferior à sua representatividade na população estadual

Por Sabrina Alana,

Na última eleição para prefeitos, em 2020, o Piauí elegeu um contingente representativo de 58,6% prefeitos eleitos de cor ou raça preta/parda, e apesar do número representar mais da metade entre os eleitos, ainda está abaixo dos 79,9% que a população preta/parda representa no estado, segundo dados do IBGE.

Foto: Foto: divulgaçãoibge
ibge

Na outra ponta da linha, os prefeitos eleitos de cor ou raça branca são uma fatia de 39,6%, número que quase dobra os 19,9% que representam a população branca no Piauí. Esses são dados do estudo aplicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE): Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil.

Segundo dados do Instituto, a população preta representa especificamente 8,4% dos piauienses e elegeu 3,2% dos cargos. Enquanto a população parda, que representa cerca de 71,5% da população, elegeu 55,4% dos cargos.

Observando os mesmos dados, analisando os eleitos para o cargo de vereador, os números tendem ao equilíbrio. A população de cor ou raça preta e parda elegeu cerca de 70,7% dos vereadores no Piauí, sendo a sua representatividade na população de cerca de 79,9%.

O estudo de onde os dados foram extraídos mapeia a desigualdade social por cor ou raça em diversos âmbitos, através dos dados coletados o Instituto busca compreender a realidade do país e fornecer informações relevantes para implantação de políticas públicas de combate à desigualdade e ao racismo.

O estudo completo pode ser conferido aqui.

Fonte: Com informações do IBGE

Comente

Pequisar