Operação lacra oito postos de combustíveis com irregularidades no Piauí
Outros postos também foram notificados por irregularidades
O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) realizou, em parceria com o Instituto de Proteção e Defesa ao Consumidor do Piauí (Procon/PI), a Operação Petróleo Real VIII que encontrou irregularidades em postos de combustíveis em várias cidades do estado. Em 8 desses postos, as bombas de combustíveis foram lacradas por estarem lesando o consumidor ao entregar menos combustível do que o mostrado no visor da bomba.

A operação foi realizada entre os dias 21 e 26 de novembro e fiscalizou, segundo o diretor do IMEPI, 53 postos de combustíveis em 24 municípios piauienses, onde as equipes encontraram irregularidades em quase metade dos estabelecimentos, foram 27 postos autuados e 26 considerados regulares.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Entre os postos que foram autuados, 8 tiveram as bombas lacradas. Isto porque os agentes identificaram que estes aparelhos estavam com defeito na calibragem, realizando uma prática conhecida como “bomba baixa”, uma forma de lesar o consumidor entregando uma quantidade de combustível menor do que a que foi paga pelo cliente.
“Agora, esses 8 postos foram autuados, pois apresentaram medida baixa, ou seja, a cada 20 litros, existe uma tolerância de 100 ml, mas encontramos um valor acima disso. Ou seja, o consumidor está pagando por certa quantidade e está recebendo menos”, explicou Maycon Monteiro, diretor do IMEPI, em entrevista ao Portal AZ.
Outros 26 postos foram notificados por: lacre violada, ausência de placa no bloco medidor, dígitos danificados, vazamento interno, ausência de inscrição, não desliga após 60s, medida alta contra o proprietário, medida com vazamento, sem proteção de dígitos; avanço inicial; e mangueira danificada.
A lista de estabelecimentos autuados ainda não foi divulgada pelo Procon/PI, mas é possível acessar a lista de postos irregulares autuados nas outras fases da operação no site do Procon/PI Painel de Postos Fiscalizados.
Você pode acessar o site Painel de Postos Fiscalizados aqui.
O site lista os estabelecimentos autuados, a irregularidade cometida, a data da fiscalização, bem como a localidade dos postos e situação do processo. Os dados devem ser atualizados com os nomes dos estabelecimentos autuados na última fiscalização em breve.
Os postos autuados por praticarem a ‘bomba baixa’ têm 10 dias para se manifestar e após esse prazo os estabelecimentos podem receber multa que pode variar de R$ 100 mil a R$ 1,5 milhão.
A operação também fiscalizou a venda de gás de cozinha no estado. Nesse nicho os agentes encontraram apenas uma empresa irregular.
Fonte: Com informações do IMEPI