Famílias são removidas de casas depois de formação de cratera na zona Norte

Prefeitura de Teresina alega que as casas foram construídas em local impróprio

Por Redação do Portal AZ,

Duas famílias foram removidas de suas casas após o surgimento de uma cratera na semana passada no bairro Água Mineral, zona Norte da cidade. A Prefeitura de Teresina alega que as casas foram construídas em local impróprio para moradia.

Uma obra para recuperar a galeria da Vila Cristalina foi iniciada pela Prefeitura e está sendo executada pela Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas da zona Norte (SAAD Norte) e acompanhada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) após o dano. A previsão é de que o reparo seja concluído nos próximos dias.

Foto: Foto divulgaçãoFamília são removidas de casas depois de formação de cratera na zona Norte
Família são removidas de casas depois de formação de cratera na zona Norte

Segundo o coordenador de Projetos da SEMDUH, Weldon Bandeira, o local era uma galeria tubular. “Algumas casas foram construídas em cima de uma galeria tubular de concreto, construída há mais de oito anos. Essas casas estão, portanto, construídas em local impróprio para moradia, pois trata-se de uma área de risco. O que houve foi que, com o peso do aterro e das construções, parte da galeria cedeu”, explicou.

As famílias afetadas foram atendidas pelos programas sociais do município. As duas casas não poderão mais existir no local e seus moradores serão incluídos nos programas habitacionais.

“A nossa primeira ação é demolir essas casas que não podem ficar ali, até para que as máquinas possam trabalhar. Depois vamos limpar o local retirando todo o entulho, para podermos localizar o dano na galeria. A partir daí, vamos reconstruir o local, construir o poço de visita e recompor o aterro até o nível da rua”, esclareceu o secretário da SEMDUH, Edmilson Ferreira.

O gestor colocou ainda que a área será urbanizada para que novas construções não sejam erguidas. “O prefeito Dr. Pessoa está bastante empenhado em resolver rapidamente essa situação. Ele já esteve na rua, verificou a situação das famílias e nos pediu celeridade. Estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance para reconstruir a rua nos próximos dias”, finaliza o secretário.

OUTRO CASO

O buraco fica a alguns metros de onde outra família também foi removida, após surgimento de uma cratera no quarto de uma casa em 2018.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar