Nível do rio Parnaíba sobe e atinge cota de atenção para inundação

Com esta cota, a possibilidade de inundação já é moderada

Por Redação portal AZ,

No município de Luzilândia, o rio Parnaíba entrou na sua cota de atenção na madrugada desta segunda-feira. Os dados do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) mostram que o rio chegou a faixa de 400 cm às 3h15 e por volta de 16h30 já havia chegado a 421 cm. Com esta cota, a possibilidade de inundação já é moderada.

Foto: Zig Koch / Banco de Imagens ANARio Parnaíba

Os demais pontos de monitoramento seguem em estado de normalidade, apenas Luzilândia está em situação de observação. Os dados da madrugada de hoje (24) mostram o nível do rio levemente acima do registrado na segunda-feira com 424 cm. O nível para chegar a situação crítica e causar inundações é de 570 cm.

Foto: ReproduçãoDados do SACE mostram o rio em cota de atenção
Dados do SACE mostram o rio em cota de atenção

No último dia 16, equipes da defesa civil estadual realizaram no município de Luzilândia um levantamento das áreas consideradas de risco, por conta do período chuvoso e a possibilidade de cheias no Rio Parnaíba.

O Secretário de Segurança Pública de Luzilândia, Carlos Alberto acompanhou a visita e informou a reativação da Defesa Civil local.

Mais chuvas 

A previsão de mais chuvas no estado deve seguir aumentando o nível dos rios. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu, na manhã desta segunda-feira (23), alerta amarelo (perigo potencial) para chuvas intensas que cobrem quase todo o território piauiense. 

O alerta é válido até as 10h desta terça-feira (24) e espera-se um volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia.
Informações da Gerência de Hidrometeorologia da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), também mostram que as chuvas não vão cessar. Pelo menos até a quarta-feira (25), o tempo deve ficar nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas, sendo de maior intensidade no norte e centro-norte.

Fonte: CPRM

Comente

Pequisar