Estudantes da UFPI fazem ato em homenagem à Janaína Bezerra e pedem justiça
A homenagem aconteceu no “Carretel” ponto de encontro dos estudantes de jornalismo da instituição
Estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) fizeram uma homenagem à Janaína Bezerra, na tarde desta segunda-feira (30). A concentração foi na praça situada em frente à reitoria da instituição.
Com cartazes pedindo por justiça, velas, balões, roupas brancas e flores nas mãos os estudantes saíram em caminhada até o "Carretel", no Centro de Ciências da Educação (CCE), um espaço onde, geralmente, se reúnem os estudantes de Jornalismo, curso que Janaína estudava.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

Durante o ato simbólico diversas homenagens foram prestadas a Janaína Bezerra que tinha na escrita da poesia uma de suas paixões. Velas foram acesas e colocadas no carretel em intenção a estudante.
Sobre a morte da estudante Janaína da Silva Bezerra, Karla disse que o ocorrido revela a insegurança a qual as mulheres são constantemente submetidas na sociedade.

“É um processo muito doloroso e de luto coletivo, estamos tentando de diversas formas enfrentar isso juntos, mas precisamos também ressaltar que isso revela o não se sentir seguro e ser uma mulher na universidade”, lamentou.
Por fim, Karla afirmou que para o futuro é preciso criar mais espaços para debater o feminicídio. “Nada vai preencher essa lacuna, mas vamos criar espaços de debate para que isso jamais se repita”, ressaltou.
Entenda o caso
Janaina foi encontrada morta na manhã desse sábado (28) na Universidade Federal do Piauí depois de uma calourada. A Polícia Civil do Piauí pediu a prisão preventiva do Thiago Mayson da Silva Barbosa pelos crimes de Feminicídio e Estupro contra a estudante de Jornalismo.
A causa da morte aponta para trauma raquimedular por ação contundente, ou seja, houve uma contusão na coluna vertebral a nível cervical, o que causou lesão da medula espinhal e a morte.
Segundo a legista, a ação contundente pode ter sido causada por pancada, torcendo a coluna vertebral ou traumatizando, ação das mãos no pescoço com intuito de matar ou fazer asfixia, queda, luta, dentre outras possibilidades que estão sendo analisadas junto às investigações do caso.
Fonte: Portal AZ