Semar pede abertura de inquérito para apurar morte da onça suçuarana
O animal morreu na madrugada deste domingo
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR) afirmou através de nota nas redes sociais que pediu abertura de um inquérito junto à Polícia Civil para apurar a morte da onça Suçuarana do Bioparque Zoobotânico, recapturada na noite deste sábado após fugir do parque.

O animal passou horas desaparecido e foi localizado depois do alerta de populares que viram a onça do lado externo do parque, na avenida Kennedy, próximo ao terminal de ônibus da região.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Uma equipe foi destacada para fazer a contenção e captura do animal. Vídeos que circulam na internet mostram o momento em que a equipe conseguiu imobilizar e recapturar a onça.
Apesar de ter sido recapturada, a onça morreu. As causas que levaram o animal a perder a vida ainda são desconhecidas.
Em nota, a Semar afirma que lamenta o ocorrido e que já solicitou a abertura de inquérito.
O corpo da onça passará por necropsia no Hospital Veterinário Universitário (HVU).
Contradições oficiais
A onça já estava fora do perímetro do bio parque quando até a secretaria de segurança alertou que o animal se encontrava sob controle próximo a sua jaula.
Ao invés de dar a verdadeira informação à população, para preveni-la dos perigos por estar o animal solto, a polícia ameaçava quem divulgasse fake News.
As imagens mostram o animal levado num campo por policiais militares, depois de capturado nas ruas da Socopo.
Agora é preciso investigar as causas da morte do animal, porque há sinais de que a onça tenha sofrido maus-tratos durante sua caçada.
Leia abaixo o texto disponibilizado por O Piauiense, indicando falhas na captura da onça:
O vídeo acima é um bom exemplo do despreparo na captura do animal: dois policiais mais preocupados em filmar o momento para as redes sociais.
Estamos na geração Tiktok: sem nenhum treino, com equipamentos defasados, mas com o celular pronto para filmar os melhores momentos.
A causa da morte não está muito clara, mas parece que apertaram demais o cambão, equipamento utilizado para dominar o animal pelo pescoço, o mesmo travou e nao conseguiram cortar. A onça morreu enforcada.
A onça chegou a ser capturada e, em um dos vídeos divulgados, uma mulher está pronta para seda-la e, após isso, a onça morreu. Ou seja, mesmo depois de capturada é que ocorreu, por incompetência, a morte do animal.
Quem assiste as cenas percebe o total amadorismo na captura, que parece ter sido feita por populares e não por profissionais.
Matérias relacionadas:
Onça foge do Zoobotânico e polícia ambiental faz buscas
Onça que fugiu de recinto permanece dentro do Zoobotânico, diz polícia ambiental
Fonte: Semar