Defensoria Pública do Piauí fará ação para retificar nomes de Pessoas Trans
O projeto ‘ Meu nome, meu orgulho’ acontece na próxima quarta-feira (29)
A Defensoria Pública do Estado do Piauí vai apresentar na próxima quarta-feira (29) o relatório do projeto ‘Meu nome, meu orgulho’, que visa reconhecimento da identidade de inúmeras pessoas a partir da alteração do prenome, sem que seja necessária a cirurgia para mudança de sexo. O evento vai acontecer a partir das 9h no no auditório Esperança Garcia no edifício-sede da instituição em Teresina. No momento também haverá atendimento para pessoas que busquem retificação dos nomes.

A iniciativa pretende orientar as pessoas que buscam o serviço e guiá-las pelo processo burocrático de retificação. A defensora pública, Patrícia Monte, explica que por meio de atendimento presencial, as pessoas passam por uma triagem, onde todos são orientados sobre a documentação necessária para dar início ao procedimento de retificação dos documentos.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
“Por meio desse projeto buscamos a promoção da igualdade de direitos ao público não-binário, travestis e transexuais, orientando-os durante o atendimento sobre a documentação necessária para dar início ao procedimento de retificação dos documentos.”
A defensora também afirma que a apresentação do relatório é comprovação de eficácia do programa.
“Já a apresentação do relatório se constitui exatamente na comprovação da eficácia desse trabalho, a partir, tanto dos números alcançados durante os atendimentos, como da educação em direitos que o projeto proporciona. A alteração do prenome e gênero de forma extrajudicial trata-se ainda de um enfrentamento ao preconceito, mostrando à sociedade a importância da inclusão e do respeito”, afirma a defensora.
Confira a documentação exigida para adequação de nome e gênero:
- RG e CPF, comprovante de Residência do Requerente (conta de água, luz ou telefone); + certidão de nascimento
- Documentos que demonstrem os rendimentos dos membros da entidade familiar do/a interessado/a tais como contracheque, carteira de trabalho, comprovante de recebimento do bolsa família, declaração de IR;
- Certidão de casamento atualizada, se for o caso;
- Cópia da identificação civil nacional (ICN), se for o caso;
- Cópia do passaporte brasileiro, se for o caso;
- Cópia do título de eleitor;
- Cópia de carteira de identidade social, se for o caso;
Documentos que estão na internet:
- Expedição pelo TST: http://www.tst.jus.br/certidao
- Expedição pela Secretaria da Fazenda do Piauí: https://webas.sefaz.pi.gov.br/certidaoSituacao/jsp/solicitarCertidao.jsp
- Expedição pela PMT (obs: só é obrigatória se você tiver imóvel no seu nome): http://portal.teresina.pi.gov.br/dsf_the_portal/inicial.do?evento=montaMenu&acronym=IMO_CNDIPTU
- Expedição pela PMT: http://portal.teresina.pi.gov.br/dsf_the_portal/inicial.do?evento=montaMenu&acronym=PES_DII
- Expedição pelo TJ-PI: http://www.tjpi.jus.br/themisconsulta/certidao
- Expedida pelo TRF1ª Região: https://www.cjf.jus.br/cjf/certidao-negativa
- Emitida pelo TSE: http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidoes
- Emitido pela União: https://solucoes.receita.fazenda.gov.br/Servicos/certidaointernet/PF/. Emitir matérias aprovadas
Fonte: Com informações do Governo do Piauí