Governador anuncia protocolo de prevenção e resposta rápida à desastres naturais
No Piauí há 102 áreas de risco, 12 destas, são consideradas de alto risco pelo CPRM
O governador Rafael Fonteles, em reunião com a secretária de Defesa Civil do Piauí, se comprometeu com a criação de um protocolo de prevenção e resposta rápida à catástrofes e desastres naturais. O encontro aconteceu na manhã deste sábado (04), no Palácio de Karnak.

O governador afirmou que “deu uma missão” à secretária da Defesa Civil de criar um protocolo integrado tanto com os municípios do estado, como também com outros órgãos das esferas estaduais e federais.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
“A Defesa Civil tem um papel fundamental para nossa sociedade, amparando a população que é atingida por catástrofes e desastres naturais. A primeira missão que dei à Norma foi a criação de um verdadeiro protocolo integrado com os municípios, com os outros órgãos dos governos estadual e federal, com as instituições para fazer essa prevenção e dar essa resposta rápida para eventuais desastres e tragédias que aconteçam”, explicou Fonteles.
No Piauí há 102 áreas de risco, listadas por um estudo do CPRM - órgão federal de Serviço Geológico no Brasil. A ideia do governo do estado é focar o plano nestas áreas, principalmente em 12 locais que são considerados de maior risco.
“Eu já pedi à secretária Norma que atue, principalmente, nos 12 [pontos] que são de maior risco para que possamos, imediatamente, ver o que pode ser feito em parceria com os munícipes para evitar que tragédias aconteçam nessa área”, detalhou.
O governador também comentou sobre o uso de carros pipa nos municípios, de acordo com o gestor, é necessário zerar o uso dos veículos que são úteis em momentos de emergência.
“Vamos ampliar em, pelo menos, 80% a cobertura de água e saneamento, em parceria com os municípios de forma consorciada e transparente. Com isso, poderemos praticamente zerar o uso permanente de carros-pipa, utilizando somente em casos de emergência”, destacou.
Fonte: Com informações do Governo do Piauí