Prefeitura registra aumento nas emissões de Passe Livre Municipal em Teresina

O benefício é exclusivo para idosos e pessoas com deficiência

Por Redação do Portal AZ,

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) divulgou dados que apontam um aumento de 13% nas emissões do Passe Livre Municipal nos primeiros quatro meses deste ano. O benefício, concedido exclusivamente a idosos e pessoas com deficiência, teve um total de 1.665 emissões no período, sendo 1.124 para idosos e 541 para pessoas com deficiência. 

Foto: Ascom/ SemcaspiHouve um aumento de 13% nas emissões do Passe Livre Municipal
Houve um aumento de 13% nas emissões do Passe Livre Municipal

Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve um incremento nesse número, já que foram emitidos 1.471 passes, sendo 1.088 para idosos e 383 para pessoas com deficiência.

Segundo Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, o aumento nas emissões pode ser atribuído, em grande parte, à reabertura comercial e ao relaxamento das medidas preventivas da Covid-19. Ele ressalta a importância de dar atenção especial a esses dois grupos, que foram bastante afetados pela pandemia.

"Durante a pandemia, devido às restrições e medidas de distanciamento, esses públicos circulavam menos e, consequentemente, tinham menos necessidade do Passe Livre. Com a retomada gradual das atividades, observamos a normalização das rotinas e a busca por emitir, renovar e obter a segunda via do benefício", explicou Cavalcante.

O Passe Livre Municipal é um direito garantido a idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiência, desde que apresentem o laudo médico correspondente. Para solicitar o benefício, é necessário procurar a unidade de CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de referência do bairro, levando os documentos exigidos e atualizados. O atendimento para a emissão inicial do passe ocorre no Núcleo da Cidadania, localizado na sede da Semcaspi. Já a segunda via e a renovação são realizadas diretamente no Núcleo da Cidadania, após o atendimento inicial nos CRAS.

A documentação necessária para a emissão do Passe Livre Municipal inclui os documentos básicos, como RG, CPF e comprovante de residência. Além disso, os idosos devem apresentar comprovante de idade a partir de 65 anos. Já as pessoas com deficiência devem fornecer o laudo médico, que pode ser emitido por instituições como o Hospital Lineu Araújo, ACEP, APAE, CAP's e CEIR. No caso dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), é necessário apresentar também cópias do cartão e extrato que comprovem o recebimento do benefício.

Fonte: Com informações da PMT

Comente

Pequisar