Petrobras encerra política de paridade de importação nos preços
A medida tem intenção de manter o preço dos combustíveis baixos para brasileiros
A Diretoria Executiva da Petrobras aprovou uma nova estratégia para a definição dos preços do diesel e da gasolina. A empresa deixará de se basear no preço de paridade de importação e utilizará o custo alternativo do cliente e o valor marginal para a própria empresa como referências de mercado.

A partir de agora, as referências de mercado serão o custo alternativo do cliente, dando prioridade às necessidades dos consumidores, e o valor marginal para a Petrobras. Isso significa que o custo alternativo do cliente levará em consideração outras opções de fornecedores que oferecem produtos similares ou substitutos. Já o custo marginal da Petrobras será baseado nas diferentes alternativas disponíveis para a empresa, como produção, importação e exportação.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
De acordo com a Petrobras, essa nova política tem como premissas a oferta de preços competitivos em cada polo de venda, uma participação "ótima" da Petrobras no mercado, otimização de seus ativos de refino e rentabilidade de forma sustentável.
Os reajustes de preços continuarão a ser feitos, porém sem uma periodicidade definida. Essa abordagem visa evitar repasses da volatilidade dos preços internacionais e do câmbio aos consumidores brasileiros, conforme informado em nota divulgada pela empresa.
"A precificação competitiva também mantém um patamar de preço que garante a realização de investimentos previstos no Planejamento Estratégico. A Petrobras reforça seu compromisso com a geração de valor e com a sustentabilidade financeira de longo prazo, preservando sua atuação em equilíbrio com o mercado e proporcionando aos clientes maior previsibilidade através da contenção de picos súbitos de volatilidade", afirma a nota.
As decisões sobre os preços continuarão sendo subordinadas ao Grupo Executivo de Mercado e Preço, que é composto pelo presidente da empresa, Jean Paul Prates, pelo diretor executivo de Logística, Comercialização e Mercados e pelo diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores.
Fonte: Agência Brasil