Um confronto sangrento está por acontecer em Barra Grande no Piauí

Agora moradores reagem e expulsam grileiros das terras de Marinha do litoral

Por Redação do Portal AZ,

A ação de grupos armados a serviço de grileiros e a disposição de moradores de resistir às tentativas de ocupação de suas terras são dois ingredientes de um conflito sangrento à espera de ocorrer no município de Cajueiro da Praia, onde fica a badalada praia de Barra Grande, no Litoral do Piauí.

Foto: ReproduçãoUm homem aparece armado e é cercado pelos moradores que pedem que ele jogue a arma no chão
Um homem aparece armado e é cercado pelos moradores que pedem que ele jogue a arma no chão

Os moradores sob ameaça dos grileiros expulsaram os jagunços da localidade Nova Barra Grande, inclusive incendiando um trator que seria usado para destruir suas casas. Porém, homens a serviço dos grileiros seguem à espreita. O risco de uma escalada de violência é real e até agora não se tem notícias da ação da polícia, a favor dos moradores. 

Os moradores acusam o prefeito do município, Felipe Carvalho, do Republicanos, de se omitir quanto ao problema. Eles dizem ainda que a Polícia Militar deu suporte aos jagunços, mas não há qualquer evidência de que a corporação tenha estado em favor de um lado ou de outro na confrontação.

Foto: ReproduçãoConfronto entre moradores armados de pais e os jagunços dos empresários
Confronto entre moradores armados de paus e os jagunços dos empresários

O pedido para que haja uma intervenção da segurança pública do Estado em Barra Grande tem sido feito por moradores com o objetivo de se reduzir as tensões e evitar um banho de sangue. 

A situação é tão preocupante que até a Coordenadora do Movimento pelos Direitos Humanos Conceição Araújo (Cecé) escreveu dura carta ao governador Rafael Fonteles cobrando ação imediata.

Ela apelou também à Procuradoria da República, ao comandante da PM no Piaui e a outros órgãos com atuação na região.   

Especulação imobiliária 

A valorização das terras no povoado de Barra Grande tem sido a causa primária da ação de grileiros na região – mas se eles ganham, o lugar perde, porque a violência é um péssimo componente para quem busca a ideia de paraíso na praia. 

Do jeito que as coisas estão se dando em Barra Grande, um banho de sangue pode atrapalhar os banhos de mar.

Veja o vídeo:

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar