Lula participa de reunião com o presidente da Colômbia para tratar da Amazônia
O presidente retorna à Brasília ainda hoje
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, desembarcou na cidade de Letícia, na Colômbia, na manhã deste sábado (8), para participar da Reunião Técnico-Científica da Amazônia. O encontro, organizado pelo governo colombiano sob a presidência de Gustavo Petro, ocorre na cidade que faz divisa com Tabatinga, no extremo oeste do Amazonas, na região da tríplice fronteira entre Colômbia, Brasil e Peru.

Lula partiu da Base Aérea de Brasília às 9h20 e chegou ao seu destino por volta das 13h, horário de Brasília (11h pelo fuso horário local). Ele se encontrará com o presidente Petro na Universidade Nacional da Colômbia, onde os dois posarão para uma fotografia oficial e participarão, em seguida, da sessão de encerramento da reunião, que também ocorrerá no mesmo local. Após as atividades, a comitiva presidencial de Lula retornará à capital federal, com previsão de chegada às 20h30, conforme a agenda oficial.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
De acordo com o Palácio do Planalto, a reunião entre Lula e Petro é um encontro bilateral que antecede a Cúpula da Amazônia, marcada para 8 de agosto em Belém. O evento reunirá os presidentes do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, países que compõem a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). O fortalecimento desse mecanismo internacional será discutido durante a reunião, que também conta com o convite ao presidente da França, Emmanuel Macron, representando a Guiana Francesa.
A OTCA foi estabelecida em julho de 1978 pelos países amazônicos, com o compromisso comum de preservar o meio ambiente e utilizar de forma racional os recursos naturais da Amazônia. Além da preservação ambiental, o tratado tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável da região, visando ações conjuntas que beneficiem equitativamente as oito nações envolvidas.
A Amazônia estará no centro das atenções geopolíticas nos próximos anos, culminando com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) em 2025, em Belém. Pela primeira vez, o principal evento da ONU sobre questões ambientais será realizado no bioma da floresta tropical. O presidente Lula pretende levar à COP28, que ocorrerá este ano em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, uma posição conjunta dos países da Amazônia sul-americana sobre as questões ambientais.
Fonte: Agência Brasil