Governo divulga decreto de reestruturação da Polícia Civil do Piauí

O documento prevê novas delegacias especializadas para conter o crime

Por Redação do Portal AZ,

O Governo do Estado do Piauí divulgou nesta terça-feira (18) o Decreto Nº22.223, que traz mudanças nas atribuições da Polícia Civil do Piauí (PC-PI) com o objetivo de promover uma gestão mais profissional e eficiente. Segundo a Polícia Civil, o decreto busca reduzir a criminalidade e oferecer um atendimento de excelência aos cidadãos do estado.

Foto: PC-PIDelegacia de Polícia Civil
Delegacia de Polícia Civil

Entre os principais pontos do decreto, está a regulamentação da estrutura organizacional da instituição, que passa a ser composta pela Delegacia-Geral (DGPC), Corregedoria-Geral (CGPC), Academia da Polícia Civil (Acadepol) e Departamento de Polícia Científica (DEPOC).

De acordo com o Delegado-Geral, Luccy Keiko Paraíba, o decreto traz avanços significativos para a gestão da PC-PI, com a criação de estruturas que auxiliarão no combate a crimes em todo o estado. As Delegacias Seccionais das principais cidades do interior serão especializadas no combate a homicídios, tráfico de drogas e no atendimento a vítimas vulneráveis.

“A PC-PI está trabalhando diuturnamente, junto com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, para a implantação de todas as estruturas previstas no decreto de forma célere e eficiente”, completou o delegado.

A Delegacia-Geral será o órgão central da Polícia Civil do Piauí, contando com o Gabinete do Delegado-Geral e seis diretorias, incluindo a Diretoria de Inteligência, a Diretoria de Polícia Metropolitana e a Diretoria de Polícia do Interior, entre outras.

Uma mudança destacada no documento é a reorganização da Polícia Civil na capital, Teresina, por meio da criação das Delegacias Seccionais. Além disso, serão implementadas gratificações de acordo com as funções desempenhadas pelos policiais. O decreto também prevê a criação de duas delegacias no interior do estado, nas cidades de Cajueiro da Praia e Baixa Grande do Ribeiro.

Homenagens

O decreto também estabelece a criação da Medalha Delegado Francisco Carlos do Bonfim Filho, em homenagem ao delegado aposentado que contribuiu de forma efetiva com a Polícia Civil por mais de 30 anos. Além disso, o nome do perito criminal falecido Raimundo Jorge de Andrade Júnior foi incluído no Instituto de DNA Forense, em reconhecimento a sua colaboração com a instituição.

Confira o decreto na íntegra aqui

Fonte: Com informações da PC-PI

Comente

Pequisar