INSS avalia utilizar transporte público como prova de vida

Se aprovada, medida começaria sendo aplicada no Destrito Federal

Por Carlos Calebe,

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está analisando a possibilidade de utilizar os equipamentos de controle biométrico presentes nos sistemas de transporte público para facilitar a realização da prova de vida dos aposentados, pensionistas e outros beneficiários de auxílios federais.

Foto: Reprodução/InternetTransporte publico
Transporte publico

A proposta em estudo envolve uma parceria com a Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (DF), onde o segurado do INSS poderia fazer a prova de vida ao passar por uma catraca com identificação biométrica em ônibus ou metrô. Essa medida visa tornar o processo de prova de vida menos burocrático, ampliando as opções para os beneficiários comprovarem sua condição de vida e, assim, continuarem recebendo os benefícios previdenciários.

Atualmente, o INSS realiza a prova de vida por meio do cruzamento de informações entre suas bases de dados e de outros órgãos e entidades federais. Diversos procedimentos são considerados válidos para atestar que o beneficiário está vivo, incluindo o acesso ao aplicativo Meu INSS com selo ouro, o reconhecimento biométrico para empréstimos consignados, o atendimento presencial com reconhecimento biométrico nas agências do INSS ou em instituições parceiras, a vacinação, atualizações no Cadastro Único (CadÚnico), votação nas eleições, emissão/renovação de documentos oficiais com reconhecimento biométrico, entre outros.

A ideia de utilizar a infraestrutura já existente nos sistemas de transporte público visa facilitar o processo e ampliar as alternativas para os segurados realizarem a prova de vida. A proposta, que ainda está em fase de análise, poderá ser expandida para outras regiões futuramente. O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, destacou a importância de tornar esse procedimento mais acessível e desburocratizado para os beneficiários.

Fonte: Agência Brasil

Comente

Pequisar