O Piauí é a terra da gente que mais cuida dos familiares no Brasil, diz o IBGE
Em 2019, havia 956 mil pessoas no Piauí envolvidas no cuidado de outras pessoas
Segundo o módulo de Outras Formas de Trabalho da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do IBGE, o Piauí é o Estado brasileiros em que mais as famílias cuidam de seus parentes. Em 2022, 36,5% da população de 14 anos ou mais de idade residente Estado se ocupava de cuidar de pessoas da família ou mesmo de parentes. Esse indicador é o maior do país.

Apesar de estar no topo da lista dos estados em que a população mais cuida de entes familiares, houve redução em relação ao ano de 2019, quando eram 40,1% os piauienses com14 anos ou mais imbuídos do ato de cuidar de parentes.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Em 2019, havia 956 mil pessoas no Piauí envolvidas no cuidado de outras pessoas, número esse que se reduziu para 868 mil, em 2022 – uma queda de 88 mil pessoas no período.
As tarefas envolvidas no cuidado de outras pessoas são, por exemplo: o auxílio em cuidados pessoais como alimentar, vestir, auxiliar nos estudos, brincar e dar banho em crianças; transportar pessoas da família para o médico, escola, exames de saúde, para atividades sociais; cuidado de pessoas idosas e de pessoas com deficiência.
Em termos de Brasil, em 2022, as tarefas de cuidar de pessoas abrangia cerca de 29,3% das pessoas de 14 anos ou mais de idade, indicador menor que o do Piauí em 7,2%. Esse indicador apresentou queda ante 2019, quando atingiu 33,3% das pessoas.
No país, em 2022, havia aproximadamente 45,7 milhões de pessoas incumbidas de cuidar de outras pessoas. O estado com o menor indicador de cuidado de outras pessoas foi Rondônia, com 23,2%.
Fonte: Portal AZ