Empresas querem ampliar vagas para beneficiários do Bolsa família no Nordeste
Em parceria com o ministério de Wellington Dias, a meta é chegar a 40% das vagas para essas pessoas
Empresas atuantes no setor de call center estão aderindo a uma iniciativa visando a contratação de pessoas provenientes de programas assistenciais na região Nordeste do Brasil. Por meio de uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a Associação Brasileira de Telesserviços (ABT) está incentivando suas empresas associadas a integrar o Pacto pela Inclusão Socioeconômica, lançado no primeiro semestre de 2023 pelo Ministério, com o intuito de criar empregos e promover a inclusão socioeconômica dos cidadãos brasileiros mais vulneráveis.

Atualmente, estima-se que 30% das vagas de trabalho nos setores de Telesserviços (abrangendo SAC, Telemarketing e Cobranças) sejam ocupadas por pessoas beneficiárias de programas assistenciais. A meta é elevar essa porcentagem para 40% no Nordeste, por meio de parcerias com os governos de todos os estados da região. A ABT assinou o primeiro Pacto pela Inclusão Socioeconômica na região, no estado da Paraíba, em 27 de junho deste ano. No mesmo dia, a associação anunciou ter concretizado 163 contratações dentro dos parâmetros da parceria.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Antonio Guilherme, presidente do conselho de administração da ABT, destacou que a organização tem intermediado discussões entre suas empresas associadas e o ministro Wellington Dias, com o propósito de aumentar a taxa de contratação de pessoas provenientes de programas como o Bolsa Família e inscritas no Cadastro Único. Ele também ressaltou a jornada de trabalho de seis horas, que possibilita a conciliação com os estudos, e a não exigência de experiência prévia como fatores facilitadores para a contratação do público do CadÚnico.
A ABT representa um dos setores de maior empregabilidade no país, com uma força de trabalho composta por 1,4 milhão de colaboradores. No Nordeste, ela é a principal empregadora de mulheres e jovens em seu primeiro emprego nas 20 maiores cidades da região. De acordo com dados da própria associação, somente no primeiro semestre de 2023, foram registradas 33.700 admissões na região.
Fonte: Com informações da ABT