Bombeiros emitem alerta sobre risco de incêndios durante o "B-R-O bró"
A ocorrência de queimadas em todo o estado aumenta consideravelmente nesta época do ano
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, por meio do Corpo de Bombeiros Militar, chama a atenção para a necessidade de prevenir queimadas no estado. Com a chegada do "B-R-O bró," que corresponde aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, período mais quente do ano, as chances de ocorrência de incêndios aumentam tanto em áreas urbanas como rurais.

Nesse período, a baixa umidade do ar e a vegetação seca tornam-se fatores que propiciam as queimadas. Segundo os Bombeiros, a ação humana é a principal causa dos incêndios, bastando uma fonte de ignição como cigarros acesos, superfícies aquecidas, fagulhas ou centelhas.
"A ocorrência de queimadas aumenta consideravelmente nesta época do ano. Os incêndios ocorrem em todo o estado do Piauí, abrangendo tanto áreas urbanas como rurais. Na capital, os incêndios são frequentemente registrados em terrenos baldios," declarou a coronel Najra Nunes do Corpo de Bombeiros Militar.
Para evitar ocorrências de queimadas, a população precisa adotar certos cuidados. Nas áreas urbanas, proprietários de terrenos baldios devem manter a vegetação rasteira a fim de evitar o acúmulo de lixo. Na zona rural, é fundamental obter as devidas autorizações para queimadas por meio dos órgãos ambientais, que oferecerão orientações quanto ao horário apropriado para a queima e medidas preventivas durante as queimadas controladas.
Em situações de avistamento de focos de incêndio, é crucial entrar em contato imediato com o Corpo de Bombeiros, utilizando o número de emergência 193.
Contatos adicionais:
1º SGBM / 3º GBM (Parnaíba): Fone: (86) 3322-1006
1º SGBM / 4º GBM (Picos): Fone: (89) 3422-3307 (Emergência)
1º SGBM / 5º GBM (Floriano):
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Fonte: Governo do Piauí