Unidade Integrada de Segurança é inaugurada com anúncio de policiamento fluvial
A próxima unidade será inaugurada no encontro dos rios, com barcos e jet-skis participando da segurança nos rios
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí inaugurou hoje (28) a primeira Unidade Integrada de Segurança Pública (UISP) na cidade de Teresina, localizada junto à Potycabana, sob a Ponte Juscelino Kubitschek, na Avenida Raul Lopes, zona Leste da capital. Esta é a primeira de várias unidades, que devem ser inauguradas na capital e no interior do estado. A próxima unidade será no encontro dos rios, com implementação do policiamento fluvial, com barcos e jet-skis.

Com um investimento aproximado de R$ 350 mil, o novo espaço oferece serviços integrados da Polícia Civil, policiamento ostensivo da Polícia Militar e atendimento do Corpo de Bombeiros Militar.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
A escolha do local para a instalação da primeira Unidade foi baseada no intenso fluxo de pessoas e veículos na região. A avenida Raul Lopes e a Frei Serafim são frequentemente utilizadas para eventos festivos, religiosos e esportivos. O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, mencionou que essa Unidade será um ponto crucial para o policiamento ostensivo, a presença policial civil e as grandes operações frequentes na área.

A próxima Unidade Integrada de Segurança Pública será instalada no Encontro dos Rios. Uma novidade será implementada: o policiamento fluvial. A nova unidade contará com barcos e jet-skis para patrulhar tanto o Rio Parnaíba quanto o Rio Poti. Essa modalidade de policiamento será integrada com os esforços já existentes, como policiamento ostensivo, bicicletas e motocicletas.
O governador, Rafael Fonteles, esteve presente na inauguração e afirmou que a nova modalidade de segurança integrada no estado já tem mostrado resultados e que as novas unidades a serem implementadas irão ajudar na redução de indicadores de violência, que segundo o gestor, já estão em declínio mês a mês.

Chico Lucas afirmou que outras ações estão em andamento para melhorar a integração entre os órgãos de segurança pública. A próxima etapa inclui a integração dos sistemas de rádio, que já estão em processo de instalação. Além disso, está planejada para o próximo ano a implementação do vídeo patrulhamento.
As Unidades Integradas de Segurança Pública têm como foco inicial a cidade de Teresina, com Parnaíba sendo a única cidade do interior contemplada por enquanto.
Fonte: Portal AZ