Hemocentro de Teresina solicita doações de sangue com Rh negativo

Devido ao número de acidentes que se dá durante o período de feriados que se aproxima é necessário manter um estoque estratégico

Por Carlos Sousa,

O Hemocentro de Teresina, Hemopi, faz um apelo à população para doações de sangue, especialmente os tipos sanguíneos com fator Rh negativo. A necessidade se intensifica devido ao feriado de Nossa Senhora Aparecida e a um grande evento cultural na cidade.

Foto: Governo do PiauíHemocentro de Teresina

De acordo com o coordenador do Ciclo do Sangue do Hemopi, Oberdan Torres, a maioria da população possui sangue com fator Rh positivo, resultando em estoques mais baixos dos tipos sanguíneos com Rh negativo.
Ele ressalta a importância de doações, não apenas desses tipos, para manter o estoque estratégico. O Hemopi fornece hemocomponentes para hospitais públicos e privados, e a demanda por sangue aumenta em feriados prolongados devido a acidentes nas estradas. O Hemocentro em Teresina atende de segunda a sexta e sábados e feriados, com unidades regionais em Picos, Parnaíba e Floriano.

Requisitos para doar sangue incluem idade entre 16 e 69 anos (com a primeira doação até os 60 anos), peso acima de 50 kg, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas, não fumar 2 horas antes e não consumir álcool 12 horas antes da doação, e apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial.

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar