Violência sexual contra mulheres cresceu 14,5% no primeiro semestre de 2023

Apenas 8,5% dos estupros que ocorrem no país são registrados pelas polícias

Por Redação do Portal AZ,

O Brasil registrou 34 mil casos de estupro e estupro de vulnerável de meninas e mulheres no primeiro semestre deste ano, crescimento de 14,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Isso significa que a cada 8 minutos uma menina ou mulher foi estuprada entre janeiro e junho no Brasil, maior número da série iniciada em 2019.

Foto: FreepikMapeamento de violência contra mulher aponta dias e horários das agressões

Os dados são do estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública com dados mais recentes de feminicídios, homicídios femininos e estupros e estupros de vulnerável de meninas e mulheres referentes ao primeiro semestre de 2023.
Estes dados correspondem aos registros de boletins de ocorrência em delegacias de Polícia Civil de todo o país e, portanto, podem ser ainda maiores dada a subnotificação de casos de violência sexual. 
Na última edição da pesquisa de vitimização criminal realizada pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, a porcentagem de violência sexual reportada para as instituições policiais foi de apenas 21,4%. 
A quantidade de estupros e outras violações sexuais que vêm sendo notificadas às polícias americanas têm caído: em 2019, 33,9% tinham sido notificados, passando para 22,9% em 2020, 21,5% em 2021 e 21,4% em 2023.
Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no Brasil as pesquisas de vitimização não são realizadas regularmente, porém um estudo recente do IPEA tentou contornar este desafio. Tendo como referência o ano de 2019, o relatório “Elucidando a prevalência de estupro no Brasil a partir de diferentes bases de dados”4 estimou que apenas 8,5% dos estupros que ocorrem no país são registrados pelas polícias e 4,2% pelos sistemas de informação da saúde. Se assumirmos este mesmo percentual de casos notificados para este ano, temos cerca de 425 mil meninas e mulheres que sofreram violência sexual nos primeiros seis meses de 2023.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar