BPA resgata macaco-prego e apreende aves em cativeiro em Miguel Alves
Idoso os mantinha em casa e foi alertado sobre ser proibido manter animais silvestres em cativeiro
O Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) da Polícia Militar realizou um resgate e apreensão de animais em Miguel Alves nesta sexta-feira (23). O macaco-prego, mantido acorrentado em uma residência no bairro Vacaria, foi retirado do cativeiro, juntamente com dois pássaros silvestres, após denúncia de um idoso que os mantinha em casa.

A ação resultou na apreensão do macaco-prego, levado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Bioparque Zoobotânico para cuidados veterinários e exames. O BPA lavrou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra o idoso, alertando sobre a proibição de manter animais silvestres em ambiente doméstico sem autorização. Apesar de não haver maus-tratos, configura crime ambiental.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Na mesma operação, em uma residência vizinha, foram apreendidas 10 aves silvestres. A equipe destruiu as gaiolas, recolheu os animais e os transportou para Teresina, também destinados ao Cetas para cuidados veterinários. O proprietário das aves foi autuado pelo mesmo crime ambiental, e os pássaros passarão por quarentena antes de avaliação para retorno à natureza.

O BPA reforça a importância do respeito às leis ambientais e destaca o compromisso em combater atividades ilegais relacionadas à fauna. Denúncias podem ser feitas para as autoridades competentes, contribuindo para a preservação da biodiversidade.
Fonte: Com informações da SSPI-PI