INSS realiza mutirão de reabilitação profissional sem agendamento

É destacado que a reabilitação profissional é um programa contínuo, não um atendimento isolado

Por Dominic Ferreira,

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou um mutirão de reabilitação profissional nesta segunda-feira (11), sem agendamento prévio. As equipes das superintendências regionais entrarão em contato com os segurados na fila para avaliação socioprofissional. No total, 4.773 vagas foram disponibilizadas nas seis superintendências regionais, beneficiando 37 mil segurados em espera.

Foto: Reprodução/Google Imagensprevidencia social

Durante o mutirão, serão atendidos os segurados aptos ao programa de reabilitação profissional, envolvendo especialistas do INSS, como terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, sociólogos, pedagogos e assistentes sociais.

Os encaminhamentos para reabilitação profissional podem ocorrer por perícia médica, requerimento espontâneo ou decisão da Justiça Federal. O serviço visa proporcionar treinamentos, cursos profissionalizantes e aprendizados para requalificação profissional compatível com a capacidade de trabalho atual do segurado.

O INSS destaca que a reabilitação profissional é um programa contínuo, não um atendimento isolado. O segurado pode continuar recebendo o benefício por incapacidade temporária durante o processo. Em caso positivo, retorna ao mercado de trabalho; em caso negativo, é considerada aposentadoria por invalidez. Acesse o site do INSS para saber mais informações.

Fonte: Agência Brasil

Comente

Pequisar