Rios do Piauí chegam a cota de inundação devido às chuvas intensas
O boletim divulgado pelo CPRM alertou situação crítica para o estado
O último boletim divulgado neste domingo (7) pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) alertou para a situação crítica dos rios no estado do Piauí após as significativas chuvas registradas nas últimas 24 horas. Em Barras/PI, o rio Marataoan ultrapassou a cota de inundação durante a madrugada, enquanto cidades como Esperantina/PI e Luzilândia/PI permanecem em situação de alerta devido às cheias dos rios Longá e Parnaíba, respectivamente.

- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Em Barras/PI, o nível do rio Marataoan atingiu 4,25 metros, já em situação de inundação, e espera-se que continue subindo nas próximas 8 horas, mantendo-se acima da cota de inundação, em torno de 4,35 metros.
Por sua vez, o rio Longá em Esperantina/PI está atualmente em 6,98 metros, 58 centímetros acima da cota de alerta (6,40 metros). A tendência é de que o rio continue subindo nas próximas horas, podendo chegar a valores em torno de 7,30 metros, ficando 10 centímetros abaixo da situação de inundação.
O órgão pediu que os órgãos competentes permaneçam em alerta, acompanhando de perto a evolução do quadro, especialmente nas cidades atualmente em situação crítica. As previsões apresentadas no boletim são baseadas em modelos hidrológicos, sujeitas a incertezas, e os dados hidrológicos são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA), operada pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB).
Fonte: CPRM