Plano de saúde: existe diferença entre rede credenciada e referenciada?

A principal diferença é o tipo de relação existente entre a administradora do serviço e as variedades de assistência

Por Redação do Portal AZ,

A principal diferença entre rede credenciada e rede referenciada é o tipo de relação existente entre a administradora do plano de saúde empresarial e as variedades de assistência. Na primeira, a operadora estabelece um acordo mais amplo, com mais modalidades e opções de serviços, o que dá aos beneficiários mais opções e autonomia de escolha. Já na segunda, os profissionais e instituições são especificamente selecionados pela administradora, o que permite maior controle em relação ao custo e à qualidade dos serviços. 

Foto: Reprodução/FreepikOK

Segundo o relatório "What Worries the World" da Ipsos, a saúde é a terceira maior preocupação mundial. Nesse contexto, o plano de saúde para PJ (pessoa jurídica) é um benefício corporativo considerado bastante significativo para mais de 70% dos profissionais que se candidatam a vagas no mercado de trabalho, segundo levantamento realizado pela Catho.

Seja no plano de saúde PME, destinado a empresas de médio e pequeno porte, seja nos serviços contratados por grandes companhias ou naqueles para microempreendedores individuais (MEI), o benefício pode ser vantajoso para o bolso e para a promoção do bem-estar dos colaboradores, contribuindo ainda para a atração e a retenção de talentos.

Vale ressaltar que, ao escolher uma modalidade de rede de plano de saúde, é importante que a empresa leve em consideração as características e os benefícios que cada uma oferece. Desse modo, é possível avaliar qual delas atende melhor às necessidades dos beneficiários em termos de preferências pessoais, especialidades médicas e localização.

Rede credenciada oferece acesso a especialistas, serviços e flexibilidade geográfica

De modo geral, uma rede credenciada de plano de saúde é uma lista de clínicas, hospitais, médicos e outros profissionais da área de saúde que estabelecem acordos para fornecer serviços à empresa contratante e aos beneficiários do plano. As condições costumam ser negociadas detalhadamente com a operadora do serviço.

Em geral, os profissionais não têm um relacionamento direto com a administradora do plano, mas concordaram em atender os pacientes que possuem o plano de saúde vinculado a condições especiais tanto de pagamento quanto de cobertura. Dessa forma, essa rede oferece aos beneficiários mais flexibilidade e mais opções para a escolha de instituições e de profissionais da saúde, conforme suas necessidades e preferências.

De acordo com portais especializados no assunto, uma rede credenciada pode oferecer variedade de escolha, amplo acesso a especialistas, serviços abrangentes e flexibilidade geográfica. A diversidade pode ser importante para quem tem preferências específicas em relação a hospitais, clínicas, médicos ou precisa se consultar com um especialista e profissional específico que não esteja disponível na rede referenciada.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar