Museu do Piauí celebra a 21ª Semana dos Povos Indígenas

Evento reúne palestras, mostras culturais e interação com representantes de comunidades indígenas

Por Dominic Ferreira,

O Museu do Piauí – Casa Odilon Nunes está promovendo a 21ª edição da Semana dos Povos Indígenas, um evento que celebra a cultura, identidade e luta dos povos originários do estado. Com uma programação diversificada, que inclui palestras, mostras culturais e exibições de vídeos, a semana é uma oportunidade para a comunidade conhecer e valorizar a riqueza cultural dos povos indígenas.

Foto: Reprodução/DivulgaçãoCultura indígena

A abertura oficial do evento ocorreu na quarta-feira (17) e foi marcada pela celebração do ritual Toré, conduzido por representantes de comunidades indígenas e estudantes de escolas públicas. Entre os presentes estavam o cacique Henrique Manoel, do povo Tapuia e Tabajara, de Lagoa de São Francisco, e Cícero Dias, liderança indígena Tabajara da cidade de Piripiri, além de outras autoridades.

Durante a abertura, Cícero Dias destacou a importância da luta histórica dos povos indígenas pela preservação de sua identidade e resistência diante das adversidades.

“A nossa luta sempre foi árdua para que a gente continue existindo, a nossa luta sempre aconteceu. Antes era fácil dizer que no Piauí não tinha indígena, porque nossos antepassados negavam a própria existência para resistir. Eles eram mortos, eram retirados de suas famílias, por muitas vezes até escravizados”, relata Cícero Dias.

Após as falas, os estudantes tiveram a oportunidade de interagir com os representantes indígenas, aprendendo sobre sua cultura e tradições. Essa interação é uma das vertentes principais da Semana dos Povos Indígenas, visando sensibilizar o público estudantil para a importância da preservação e valorização da cultura indígena.

Segundo Dora Medeiros, coordenadora do Museu do Piauí, o evento contribui significativamente para o reconhecimento e valorização dos povos originários do estado. Além da programação principal, o museu também oferece uma sala de visitação dedicada à cultura dos povos indígenas, com exposição de fotografias, utensílios e instrumentos que representam sua identidade e modos de vida.

A Semana dos Povos Indígenas é aberta ao público em geral e tem como foco principal o público estudantil. A programação é totalmente gratuita e segue até o dia 19 de abril. Durante o evento, os visitantes também podem conhecer o Museu Anízia Maria dos Povos Tabajara e Tapuio-Itamaraty, o primeiro museu do Piauí dedicado à cultura e ancestralidade indígena, localizado na comunidade Nazaré, em Lagoa do São Francisco.

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar