Projeto 60+ promove melhoria na saúde física e emocional de idosos em Teresina

No início, 47% dos idosos atendidos apresentavam pressão arterial alterada, enquanto após o projeto esse número caiu para 16%

Por Redação do Portal AZ,

Os núcleos do Projeto 60+, que oferece acompanhamento especializado para idosos em Teresina, têm registrado uma significativa evolução no quadro clínico de saúde física e emocional dos participantes, após meses de acompanhamento pela equipe multidisciplinar. Os moradores dos bairros São Pedro, Morada do Sol, Mocambinho e Santa Maria da Codipi têm demonstrado mais saúde e bem-estar por meio das ações promovidas pelo projeto.

O grupo de idosos cadastrado participa de atividades físicas regulares com professores de educação física e recebem regularmente acompanhamento especializado de uma equipe multiprofissional, com exames médicos, orientação alimentar, e consulta para acompanhamento do quadro geral.

Foto: DivulgaçãoO Projeto promove consultas médicas, exames e acompanhamento multidisciplinar com profissionais capacitados
O Projeto promove consultas médicas, exames e acompanhamento multidisciplinar com profissionais capacitados

De acordo com Juliana Cardoso, coordenadora do Projeto 60+, os resultados apresentados pela equipe multiprofissional são muito favoráveis. "Essas pessoas ganharam concretamente mais qualidade de vida. Houve uma melhora significativa na saúde mental, na saúde física, no sono e até na dor," destaca a fisioterapeuta.

Os números também corroboram o sucesso do projeto. No início, 47% dos idosos atendidos apresentavam pressão arterial alterada, enquanto após o projeto esse número caiu para 16%. Além disso, houve uma redução significativa nos níveis de colesterol total (80%), LDL (77%) e triglicerídeos (71%). A avaliação nutricional também demonstrou uma redução nos indicadores de peso, circunferência da cintura e quadril.

Foto: DivulgaçãoIdosos participam de aulas com educador físico regularmente
Idosos participam de aulas com educador físico regularmente

Gilvana Gayoso, superintendente da Pessoa Idosa da Sasc, ressalta a importância do Projeto 60+ em Teresina e destaca a necessidade de sua continuidade e, se possível, expansão para outros bairros. "Estou encantada com tudo o que vi. São resultados animadores," enfatiza a gestora.

Os depoimentos dos participantes também refletem o impacto positivo do projeto em suas vidas. Seu Batista, morador do bairro São Pedro, relata uma melhoria significativa em sua qualidade de vida desde que começou a participar do 60+.

"Eu não levantava nem uma perna, agora depois do 60+ estou bem melhor," compartilha o idoso. Para Joana Pereira, aposentada, o projeto é imprescindível. "Não me vejo mais sem esse projeto. A equipe é muito boa," conclui.

Fonte: Com informações do Governo do Piauí

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar