Prefeito Dr. Pessoa decreta ponto facultativo para os servidores na sexta (31)
Além disso, o pagamento dos servidores será antecipado
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, anunciou a antecipação do pagamento dos salários dos servidores municipais para esta quinta-feira (30), feriado de Corpus Christi. A medida visa proporcionar um feriado prolongado mais satisfatório para os trabalhadores.

“Amanhã o pagamento estará na conta dos servidores para que eles possam ainda aproveitar de maneira mais satisfatória esse feriadão prolongado”, destacou Michel Saldanha, secretário de Governo da Prefeitura de Teresina.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Além da antecipação salarial, Dr. Pessoa assinou o Decreto Nº 26.379, de 29 de maio de 2024, que estabelece ponto facultativo na sexta-feira, 31 de maio. A decisão aplica-se aos servidores da Administração Pública Municipal Direta e Indireta do Poder Executivo, exceto para serviços essenciais e de interesse público.
“O nosso prefeito, Doutor Pessoa, levando em consideração o dia de Corpus Christi, concedeu ponto facultativo para a sexta-feira. O objetivo é permitir que os servidores possam participar das festividades caso desejem. Uma data muito importante para os católicos de todo o país e aqui em Teresina não é diferente. Aqueles que eventualmente resolverem gozar do ponto facultativo deverão repor todas essas horas não trabalhadas no decorrer da semana seguinte”, afirmou Saldanha.
Os serviços considerados essenciais continuarão a funcionar normalmente, incluindo:
- Hospitais, maternidades, UPA, SAMU, laboratórios centrais, e CAPS da Fundação Municipal de Saúde (FMS), especificamente nos setores de internação.
- Serviços de operação e fiscalização de trânsito pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS).
- Serviços prestados pela Guarda Civil Municipal de Teresina, no âmbito da Secretaria Municipal de Governo (SEMGOV).
O decreto tem como objetivo proporcionar aos servidores municipais um momento maior de reflexão no dia de Corpus Christi, destinado à celebração da presença real de Cristo na Eucaristia. Considera-se também a necessidade de deslocamento dos servidores para suas cidades de origem, permitindo-lhes participar dos ritos religiosos junto a seus familiares.
As horas não trabalhadas no dia 31 de maio de 2024 deverão ser compensadas na semana seguinte. Cada órgão ou entidade da Administração Municipal Direta e Indireta será responsável por organizar e fiscalizar a compensação das horas, conforme disposto no decreto.
Fonte: Governo do Piauí