Está proibido o uso de animais em carroças em Teresina

A lei visa além da proibição do uso de animais para tração, a inserção social de carroceiros

Por Carlos Sousa,

Um Projeto de Lei que propõe a proibição do uso de animais em atividades carroceiras em Teresina foi aprovado pela Câmara Municipal nesta terça-feira (4). A autoria do projeto é da vereadora Thanandra Sarapatinhas (Republicanos) e tem como objetivo implantar um programa de redução gradativa do uso de animais em carroças na capital.

Foto: ReproduçãoProibido o uso de animais de tração

O documento estabelece a proibição do uso de animais, como o cavalo, para a tração de carrocerias e a inserção social de carroceiros em Teresina. A vereadora ressalta que essa é uma bandeira que ela levantou antes mesmo de ser eleita, e que o principal objetivo do projeto é o bem-estar animal. No entanto, representantes dos carroceiros presentes na sessão manifestaram desaprovação ao projeto.

Segundo Tina Lima, presidente da Associação dos Carroceiros em Teresina, os carroceiros poderão enfrentar dificuldades ao serem inseridos em uma nova profissão devido ao baixo grau de escolaridade. Ela questionou qual emprego poderia ser oferecido a esses profissionais analfabetos.

A vereadora Thanandra Sarapatinhas afirmou que os carroceiros serão amparados com qualificação adequada ou utilizarão outros instrumentos para a tração das carrocerias, como o "cavalo de lata", motocicletas acopladas com uma caçamba ou bicicletas motorizadas. O Projeto de Lei das Carroças aprovado teve dois votos contrários e uma abstenção.

Fonte: PMT

Comente

Pequisar