UFPI: professores exigem homologação da lista tríplice da eleição para reitoria

A Adufpi alerta que demora na homologação dos resultados prejudica atividades institucionais

Por Dominic Ferreira,

A diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (Adufpi) emitiu uma nota na terça-feira (11) cobrando a homologação da eleição para a reitoria da UFPI, que elegeu os professores Nadir Nogueira e Edmilson Moura. A eleição ocorreu há cerca de um mês e contou com a participação de mais de 49 mil eleitores.

Foto: ReproduçãoUFPI
Universidade Federal do Piauí - UFPI

A chapa 2, composta por Nadir Nogueira e Edmilson Moura, venceu com 48,3% dos votos, marcando a eleição da primeira mulher como reitora da universidade. Em segundo lugar ficou a chapa de Lívia Nery, com 34,85%, seguida por Flávia Lorene, que obteve 16,84%.

A Adufpi manifestou preocupação com a demora na homologação dos resultados. Em comunicado, a associação afirmou que o atraso compromete o andamento regular das atividades institucionais e põe em risco os princípios fundamentais da comunidade acadêmica da UFPI. 

Nota na íntegra

Foto: Reprodução/AdufpiNota pública
Nota pública

A Diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI) vem a público manifestar sua profunda preocupação com a demora da administração superior em validar o processo de consulta universitária, que elegeu a reitora e vice-reitor da nossa Universidade. Esse atraso não apenas compromete o andamento regular das atividades institucionais, mas também coloca em risco princípios fundamentais que sustentam a nossa comunidade acadêmica.

Recebemos com surpresa a notícia de que o processo não foi apreciado, novamente, na reunião conjunta entre o Conselho Diretor e o Conselho Universitário (CONSUN) ocorrida na última segunda-feira, dia 10 de junho de 2024. A consulta foi realizada no dia 15 de maio de 2024 e, transcorrido quase um mês, não há qualquer movimentação nos trâmites relacionados à validação da consulta, nem ao menos um pronunciamento formal nas redes oficiais da instituição informando o resultado e referendando o nome da primeira colocada na consulta.

A realização da consulta universitária é um processo democrático essencial para a escolha da administração da UFPI. Respeitar os trâmites internos e externos que regulamentam essa escolha é vital para assegurar que a voz da comunidade universitária – composta por docentes, discentes e técnicos administrativos – seja ouvida e respeitada.

A democracia e a autonomia universitária são pilares imprescindíveis para a manutenção de uma instituição livre, democrática e gratuita. A UFPI, como espaço de produção e disseminação de conhecimento, deve ser um exemplo de gestão transparente e democrática, onde a vontade da comunidade acadêmica seja respeitada.

Assim, a ADUFPI reforça a importância de que a atual gestão superior agilize o processo de validação da consulta universitária e assegure a posse da nova administração eleita. É imperativo que todos os procedimentos sejam conduzidos de maneira transparente, respeitando as normativas e o desejo da comunidade universitária, para que possamos continuar a construir uma Universidade comprometida com a excelência acadêmica, a inclusão social e a defesa da educação pública, gratuita e de qualidade.

Reiteramos nosso compromisso com a defesa da autonomia universitária e da democracia, e exigimos que a gestão superior da UFPI cumpra com seu dever de validar, de forma célere e transparente, o processo de escolha da nova administração, respeite o resultado da consulta universitária e garanta a continuidade das nossas atividades acadêmicas e administrativas de forma plena e justa.

Assinado,

A Diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI)

O impasse na homologação ocorreu após denúncias de que a chapa de Nadir Nogueira teria recebido doações de pessoas com vínculos político-partidários, o que é proibido. A coordenação da campanha da chapa 2 negou as acusações, classificando-as como tentativas de “golpe” no processo democrático. A Comissão Eleitoral aprovou as prestações de contas da chapa vencedora, mas o reitor solicitou uma apuração adicional.

Em vídeo divulgado hoje, a professora Nadir Nogueira expressou estranheza quanto à demora na homologação da eleição. Ela reiterou a legitimidade do processo eleitoral e a necessidade de respeito à escolha da comunidade acadêmica.

Confira o vídeo

Fonte: Adufpi

Comente

Pequisar