Investimentos em saneamento básico elevam índices de saúde em Timon

A Águas de Timon universalizou o acesso à água na zona urbana com apenas um ano de atuação

Por Redação do Portal AZ,

A cidade de Timon, no Maranhão, registra avanços na melhoria da infraestrutura de saneamento básico, refletindo positivamente na qualidade de vida dos moradores. Segundo o mais recente levantamento do Painel do Saneamento Brasil, o índice de internações por doenças de veiculação hídrica reduziu 80% entre 2015 e 2022. Desde os investimentos realizados pela concessionária Águas de Timon, observa-se uma evolução marcante na saúde pública local.

Foto: DivulgaçãoÁguas de Timon

No mesmo período, houve uma queda de 73% no índice geral de internações, demonstrando uma redução significativa que beneficia a gestão municipal ao liberar recursos para outras áreas essenciais, como educação, esporte e lazer. Além disso, o número de internações por diarreia caiu 78%, segundo os indicadores do Painel.

Os investimentos da Águas de Timon, empresa responsável pelo abastecimento de água e serviços de esgoto na zona urbana da cidade, têm promovido a saúde pública e melhorado o bem-estar dos timonenses. "É perceptível a melhoria dos índices de saúde, especialmente na redução de internações hospitalares. Isso também gera impactos positivos nos indicadores socioeconômicos, como crescimento de emprego e renda, avanço na educação e valorização imobiliária", afirma Renee Chaveiro, diretor-executivo da Águas de Timon.

A população já reconhece a importância do sistema de esgotamento sanitário para a saúde das famílias. Tacya Aguiar, dona de casa e moradora do bairro Miguel Arraes, conectou sua residência à rede de esgoto e relata: "Agora, não convivemos mais com esgoto a céu aberto e temos a garantia de saúde, sem exposição a diversas doenças".

Avanços no Saneamento em Timon

A Águas de Timon universalizou o acesso à água na zona urbana com apenas um ano de atuação, em 2016. Antes da chegada da concessionária, o município não contava com abastecimento regular de água, nem coleta e tratamento de esgoto. Desde 2022, a empresa tem realizado investimentos robustos na infraestrutura de coleta e tratamento de esgoto, alcançando 46% de cobertura em esgotamento sanitário. Atualmente, o sistema conta com mais de 272 km de rede de esgoto instalada em mais de 20 bairros da cidade.

Fonte: Águas de Timon

Comente

Pequisar