Animais silvestres são resgatados de cativeiro e soltos pela Semarh no Piauí

A ação foi resultado da Operação Vale Sambito, deflagrada em municípios do Piauí. Entre os animais soltos estavam papagaios verdadeiros, azulões, pegas, bigodes, jandaias e galo campina

Por Rayfran Junior,

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realizou nesta quarta-feira (3), a soltura de diversos animais silvestres apreendidos durante a Operação Vale do Sambito, que ocorreu nos municípios de Valença, Pimenteiras e São Miguel do Tapuio, na terça-feira (2).

Foto: DivulgaçãoAnimais silvestres são soltos na natureza após resgate de cativeiro em cidades do Piauí
Animais silvestres são soltos na natureza após resgate de cativeiro em cidades do Piauí

Entre os animais soltos estavam papagaios verdadeiros, azulões, pegas, bigodes, jandaias e galo campina. Eles foram libertados em uma área oficial destinada à soltura de animais silvestres. 

Antes da soltura, todos os animais passaram por uma avaliação médico-veterinária e comportamental para garantir que estivessem aptos a retornar ao seu habitat natural, conforme informado pela Semarh. Alguns dos animais que não estavam prontos para a soltura foram transportados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/Semarh) para receber cuidados adicionais.

A Operação Vale do Sambito foi desencadeada após denúncias de tráfico e cativeiro de animais, além de caça ilegal e posse de armamentos nas regiões mencionadas. Com base nas investigações, a Justiça expediu mais de 30 mandados de busca e apreensão em diversas residências.

Durante a operação, foram apreendidas 10 armas de fogo, incluindo nove espingardas e um revólver, além de muitos animais abatidos e mantidos em cativeiro. A ação visou combater as práticas ilegais e proteger a fauna silvestre da região.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar