Animais silvestres são resgatados de cativeiro e soltos pela Semarh no Piauí
A ação foi resultado da Operação Vale Sambito, deflagrada em municípios do Piauí. Entre os animais soltos estavam papagaios verdadeiros, azulões, pegas, bigodes, jandaias e galo campina
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realizou nesta quarta-feira (3), a soltura de diversos animais silvestres apreendidos durante a Operação Vale do Sambito, que ocorreu nos municípios de Valença, Pimenteiras e São Miguel do Tapuio, na terça-feira (2).

Entre os animais soltos estavam papagaios verdadeiros, azulões, pegas, bigodes, jandaias e galo campina. Eles foram libertados em uma área oficial destinada à soltura de animais silvestres.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Antes da soltura, todos os animais passaram por uma avaliação médico-veterinária e comportamental para garantir que estivessem aptos a retornar ao seu habitat natural, conforme informado pela Semarh. Alguns dos animais que não estavam prontos para a soltura foram transportados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/Semarh) para receber cuidados adicionais.
A Operação Vale do Sambito foi desencadeada após denúncias de tráfico e cativeiro de animais, além de caça ilegal e posse de armamentos nas regiões mencionadas. Com base nas investigações, a Justiça expediu mais de 30 mandados de busca e apreensão em diversas residências.
Durante a operação, foram apreendidas 10 armas de fogo, incluindo nove espingardas e um revólver, além de muitos animais abatidos e mantidos em cativeiro. A ação visou combater as práticas ilegais e proteger a fauna silvestre da região.
Fonte: Portal AZ